40 anos da despedida de Pelé

Por Victor de Andrade

Pelé e Beckenbauer: uma grande despedida para o Rei do Futebol, que completa 40 anos

Sábado, 1º de outubro de 1977, Giants Stadium, Nova Iorque, Estados Unidos. Neste dia e local citados, o New York Cosmos recebia o Santos FC para uma partida amistosa. Porém, não era um jogo comum, era a despedida de Edson Arantes do Nascimento do futebol. Sim, foi a última vez em que o Rei Pelé entrou em campo profissionalmente, 22 dias antes de ele completar 37 anos de idade.

Para a partida de despedida do atleta que encantou multidões, que ganhou vários títulos, nada melhor do que colocar frente a frente os dois únicos na qual ele defendeu profissionalmente: o Santos FC, time em que se transforou em Rei, e o New York Cosmos, por onde jogou nos últimos anos de carreira.

Pelé atuou pelo Cosmos no primeiro tempo

É claro que o mundo parou para ver esta partida. No Brasil, retransmitindo o sinal da ABC, o jogo foi passado pela TV Tupi, em conjunto com a TVS (atual SBT), com narração de Walter Abrahão, que quando narrava os jogos do Santos, com Pelé, apenas falava "Ele" quando o camisa 10 tocava na bola. No amistoso, ficou acertado que Pelé começaria o jogo no Cosmos e iria para o Santos no segundo tempo e, assim, ficaria seus últimos minutos no gramado sagrado com a camisa do time que o consagrou. E o jogo foi uma festa.

Caía uma chuva fina (que depois até ficou mais forte) no Giants Stadium, em Nova Iorque. E o Santos, que contava com alguns jogadores que formariam o time campeão paulista de 1978, como Joãozinho, Ailton Lira e Nilton Batat, começou melhor e abriu o marcador aos 14 minutos. Em saída errada de bola do goleiro Messing, o Peixe fez uma boa linha de passe e Reinaldo, sozinho, só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

Pelé jogando pelo Santos, no segundo tempo, marcado por Beckenbauer

Mas o New York Cosmos era uma verdadeira seleção do mundo. Além de Pelé, o time contava com como Carlos Alberto Torres, Rildo, Beckenbauer e Chinaglia, e chegou ao empate aos 42 minutos. Em falta de longe, Pelé ajeitou a bola, tomou distância e chutou forte, acertando o canto esquerdo do goleiro Ernani. Sim, o camisa 10 fazia um gol no Santos, o único que ele marcou no time onde se consagrou. Assim, o jogo foi para o intervalo com o placar de 1 a 1.

No segundo tempo, o camisa 10 trocou de lado. Ao invés de vestir a o uniforme verde do Cosmos, Pelé usava a vestimenta toda branca que o consagrou. Pela última vez, o Rei do Futebol jogava pelo Santos FC. Porém, não teve muita sorte em sua última 'passagem' pelo Peixe. Aos 4 minutos, Ramon Miflin virou o jogo para o time norte-americano e o jogo foi até o fim com a vitória do Cosmos.

"Love, love, love"

A festa depois do jogo foi grande. Aos microfones, ouvidos por todo o mundo, Pelé falou três vezes "love" (amor, em inglês). O ato virou até música de Caetano Veloso. Não era para menos, o grande nome do futebol mundial pendurava as chuteira. Tá certo que depois ele fez alguns jogos festivos mundo afora, mas aquele 1º de outubro de 1977 ficou marcado como o último jogo de Pelé!

Reportagem, em inglês, sobre a partida

Ficha Técnica
NEW YORK COSMOS 2 X 1 SANTOS FC

Data: 1º de outubro de 1977
Local: Giants Stadium - Nova Iorque - Estados Unidos
Árbitro: Gino Hipólito
Auxiliares: Tonny Nobile e Tim Rossi

Gols
New York Cosmos: Pelé, aos 42' do primeiro tempo, e Ramon Miflin, aos 4' da segunda etapa
Santos FC: Reinaldo, aos 14' do primeiro tempo

New York Cosmos: Messing (Yasin); Nelsi (Hunter), Roth, Carlos Alberto (B.Smith); Rildo (Formoso), Garbett (Vitor), Beckenbauer, Tony Field (Ord), Chinaglia; Pelé (Ramon Miflin) e Hunt (Oliveira) - Técnico: Júlio Mazzei

Santos FC: Ernani; Fernando, Joãozinho, Alfredo e Neto; Zé Mário, Aílton Lira (Pelé) e Carlos Roberto; Nilton Batata, Reinaldo (Juary) e Rubens Feijão (Bianchi) - Técnico: Oto Glória
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações