Sonny Anderson no Vasco da Gama

Por Lucas Paes


Muitas vezes motivo de piadas devido a passagem pelo Barcelona (que sequer foi tão ruim), Sonny Anderson é um ex-atacante brasileiro que virou ídolo no Mônaco, o que fez ele ser contratado pelo time da Catalunha, e no Lyon, fazendo parte do time no começo da era de Juninho Pernambucano, Govou e cia. Teve boa estadia no Olympique de Marseille também, apesar de uma sáida polêmica. Porém, falaremos sobre o começo de carreira do atacante brasileiro, quando ainda era considerado uma promessa, no Vasco da Gama.

Ainda sem o apelido, que viria anos depois devido a velocidade em campo, em uma comparação com o personagem de videogames Sonic, Anderson começou no Vasco, vindo do XV de Jaú, com Zagallo comparando-o à Jairzinho, devido justamente a característica que gerou sua alcunha: a velocidade.

Jogou apenas três jogos no ano de 1988, conseguindo emplacar alguma sequência apenas no ano seguinte. O Velho Lobo decidiu por coloca-lo como ponta, variando pelos dois lados, porém, o jogador sempre teve preferência pela posição de referência, como centroavante, só que na época quem exercia a função no Vasco era só Roberto Dinamite.

Em três anos no clube cruzmaltino, conseguiu marcar 13 gols em 64 jogos. Sendo cinco em 1989, e quatro em 1990 e 1991. Fez parte do elenco do time Campeão Brasileiro em 1989, além de jogar a Libertadores de 1990, integrando um dos grupos mais fortes da história vascaína.

No último ano em São Januário, ficou 18 jogos sem marcar. Sem conseguir impressionar muito, acabou negociado com o Guarani, em 1991. A carreira de Sonny Anderson só emplacaria quando ele chegou ao Servette, em 1992.

Depois de passar por diversos clubes na Europa, ele se aposentou em 2006, no Al-Gharafa, do Quatar. Teve um jogo de despedida promovido pelo Lyon, onde é ídolo, no Estádio Gerland. Após a aposentadoria, chegou a trabalhar como auxiliar técnico nos Gones e também tentou carreira como treinador, sem conseguir muito sucesso.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Sonny Anderson merecia ter jogado uma Copa do Mundo, era um atacante extraordinário.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações