Grêmio Supercampeão do Brasil em 1990

O time do Grêmio que conquistou a Supercopa do Brasil nos jogos da Libertadores

Com a Copa União de 1987, o número de participantes do Campeonato Brasileiro caiu, ficando parecido com os nacionais de outros países. Antes disso, era comum ter Brasileirões com 40, 60 e até mais de 90 times, como em 1979. Com isso, em 1989, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou a Copa do Brasil para ser disputada entre os Campeões Estaduais e os vices dos Estados de melhor arrecadação.

De certa forma, este torneio veio contentar as federações estaduais que não tiveram representantes no Campeonato Brasileiro da 1º divisão. No entanto, para dar importância a essa competição, a entidade maior do futebol nacional conferiu ao campeão da Copa do Brasil uma vaga à Libertadores.

Com dois Campeões Nacionais no mesmo ano, uma idéia ocorreu na mente dos dirigentes da CBF: o cruzamento entre estes vencedores valendo o título de Supercampeão Brasileiro, seguindo o exemplo de alguns países europeus como a Itália, em que o Campeão Italiano enfrenta o Campeão da Copa da Itália, no início de cada temporada, pela Supercopa da Itália.

O Supercampeonato Brasileiro foi criado em 1990 com o Campeão Brasileiro de 1989 (Vasco da Gama) e o Campeão da Copa do Brasil de 1989 (Grêmio). Por falta de datas, decidiu-se em comum acordo entre os clubes e CBF que os jogos de ambos pela primeira fase da Libertadores 1990 valeria pela disputa do título do Supercampeonato do Brasil.

Vídeo sobre a conquista

Assim, em 14 de março de 1990, no estádio Olímpico Monumental, o Tricolor saiu em vantagem frente a equipe carioca com uma vitória de 2 a 0, com gols de Nilson e Darci, precisando agora apenas de um empate no jogo de volta no estádio São Januário. E foi com um empate em 0 a 0 que o Grêmio sagrou-se Supercampeão do Brasil no dia 18 de abril.

Apesar de ser declarado campeão, o troféu do título até hoje não foi entregue pela CBF ao Grêmio. Vale lembrar que em 1991 o título foi disputado novamente. Em janeiro daquele ano, Corinthians (campeão brasileiro de 1990) e Flamengo (vencedor da Copa do Brasil de 1990) fizeram jogo único no Morumbi, com vitória do Timão. Foi a última vez que realizaram a disputa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações