Vai começar o Paulistão Feminino 2017

Por Lucas Paes


Neste sábado, dia 6 de Abril, terá início mais uma edição do Campeonato Paulista de Futebol Feminino. Neste ano, participarão 16 equipes, divididas em dois grupos regionalizados. Classificam-se para a segunda fase os quatro melhores times de cada grupo. Na segunda fase, as agremiações restantes serão divididas em dois grupos de quatro equipes, os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais.

Neste guia, falaremos brevemente de cada uma das equipes participantes, além de mostrar a tabela da primeira rodada, que ocorrerá, como já dito antes, neste fim de semana. O atual campeão, Rio Preto, estará no Grupo 1. Algumas das equipes participantes estão jogando o Campeonato Brasileiro Feminino simultaneamente. Confira a tabela da competição aqui.

GRUPO 1

AUDAX
Osasco


A parceria do Audax com o Corinthians no Futebol Feminino veio com duas equipes para o ano de 2017 e ambos estão nos mesmos grupos tanto no Paulista como no Brasileirão. O time de Osasco é o quarto colocado em seu grupo na competição nacional, fazendo uma campanha mediana. A equipe marcou sete gols na atual edição do campeonato nacional, sendo a artilheira a jogadora Carla, com apenas dois gols marcados. Enfrenta o Rio Branco na estreia, em Osasco.


BOTAFOGO
Ribeirão Preto


Depois de três anos de ausência, as Panteras voltam a disputar o estadual feminino. Comandadas por Tiago Kosloski, o time é formado por atletas que foram selecionadas em peneiras, além de destaques do projeto Botafogo Academy e da Liga Feminina Vai dar Jogo. O Bota enfrenta o XV de Piracicaba na estreia, fora de casa.


FERROVIÁRIA
Araraquara


Outro time deste grupo que disputa o nacional, por coincidência também é o quarto colocado de seu grupo, com três vitórias e duas derrotas. No ataque, cinco jogadoras diferentes marcaram os cinco gols da Ferrinha na competição. Entra no Paulistão como uma das melhores equipes, apesar de estar atrás de outros rivais que também jogam o Brasileiro, como Corinthians, Santos e Rio Preto. É o maior campeão da competição, com quatro conquistas, sendo a última em 2013.


FRANCANA
Franca


A Veterana disputa o campeonato estadual feminino por mais um ano, diferente do masculino, que ficou parado em 2016 e volta em 2017. Espera melhorar o desempenho do ano passado, onde a equipe não conseguiu se classificar para a fase final, apesar de alguns bons momentos.


PONTE PRETA
Campinas


Com uma campanha fraca no Brasileirão, as campineiras estão apenas a frente do Vitória no nacional, deixando um prognóstico sombrio para a disputa estadual. A Ponte possui a quarta pior campanha do campeonato até aqui, tendo vencido um jogo, empatado outro e perdido outros três. Renata, Camila e Antônia dividem a artilharia do time, que terá que melhorar para evitar problemas, tanto no nacional quanto no estadual.


RIO BRANCO
Americana


Tradicional equipe de Americana, o Rio Branco montou um time para disputar o estadual feminino. A equipe é essencialmente Sub-23 e entra na disputa com um misto de atletas contratadas, selecionadas e remanescentes do elenco que disputa o estadual da categoria Sub-17. Estreia contra o Audax, em Osasco.


RIO PRETO
São José do Rio Preto


Atual campeã, o alviverde de São José do Rio Preto entra de novo como uma das favoritas à taça. Lider do seu grupo no Brasileirão, estando a frente do Santos, que é um dos mais fortes da categoria no Brasil, tem tudo para nadar de braçada no grupo do Paulista. Entre os destaques, está a atual vice artilheira do Brasileirão, Darlene.


XV DE NOVEMBRO
Piracicaba


Eliminadas pelo Centro Olímpico no ano passado, nas quartas de final, as meninas do Nhô Quim voltam esse ano para alçar voos mais altos na competição. Participando regularmente da competição, o maior objetivo das alvinegras deve consistir em, pelo menos, tentar repetir as seguidas classificações à segunda fase, quem sabe buscando uma inédita final.


GRUPO 2

CENTRO OLÍMPICO
São Paulo


Punido ano passado no Brasileirão por escalação irregular, o Adeco, tradicional equipe no Futebol Feminino, acabou ficando na Série A-2 do Campeonato Brasileiro devido ao ranking e tenta recomeçar, depois de uma temporada com fim triste. Apesar de já ter sido campeão nacional, jamais conquistou o estadual. A estreia será contra o Corinthians, em casa.


CORINTHIANS
São Paulo


Empatado em pontos com a forte equipe do Iranduba (AM) na liderança do seu grupo no Brasileiro, o Timão é uma das equipes mais fortes do futebol feminino nacional. Seguindo com a parceria de sucesso com o Audax, o time puxa a mesma fila de Santos e Rio Preto como um dos favoritos à conquista. O grande destaque do time é a jovem Gabi Nunes, uma das principais atacantes do Brasil.


EMBU DAS ARTES
Embu


Estreante na competição, a equipe da grande São Paulo é conhecida por seus times de futsal feminino e resolveu se aventurar nos campos, inclusive com equipe de base. O Embu das Artes formou seu time através de peneiras na cidade e espera fazer um bom campeonato.


JUVENTUS
São Paulo


Com algumas atletas participando da seletiva para a Seleção Brasileira Sub-20, a 'Moleca Travessa', que foi a primeira campeã do estadual, tenta honrar a tradição que possui na categoria. Depois de 6 anos sem disputar a competição, formou o time através de peneiras e de atletas que subiram da categoria Sub-20, além de algumas jogadoras experientes.


PORTUGUESA
São Paulo


Outra equipe que vai jogar o segundo escalão do futebol nacional, a Portuguesa espera fazer uma boa campanha. Com os grupos recentemente definidos no Brasileirão da Série A-2, a Lusa, dirigida pelo experiente Prysco Palumbo, foca agora no estadual, onde tentará fazer um começo de campanha digno para preparar o time para a disputa da segunda divisão do nacional, que começa em maio.


SANTOS
Santos


Outro dos favoritos a conquista do estadual, está atrás do Rio Preto no seu grupo do Brasileiro, porém possui a artilheira da competição até aqui: a atacante Sole James, com sete gols. Talvez o time que mais invista no futebol feminino entre os grandes de São Paulo, já conquistou o estadual em três oportunidades, sendo a última em 2011. Sua estreia será diante do Juventus, em Santos.


SÃO JOSÉ
São José dos Campos


A Águia do Vale tem um tri-campeonato recente no estadual, ente 2012 e 2015. No Brasileirão, faz uma campanha irregular, estando com os mesmos quatro pontos da Ponte Preta. O time buscará a melhorar na competição nacional através da motivação de um bom começo no estadual, onde, normalmente, o clube vai bem.

TAUBATÉ
Taubaté


O Burro da Central montou o time de futebol feminino através de peneiras e contratações de jogadoras. A equipe será comandada por Arismar Júnior. A estreia será diante do Embu das Artes, fora de casa. Outra equipe que viveu de altos e baixos no ano anterior, deixando escapar a classificação para o mata-mata na última rodada, tentará melhorar o desempenho e buscar a classificação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações