Regularizar o vínculo dos atletas em formação pode salvar o futebol brasileiro

Por Lula Terras

Jean Carlos Silva foi para a Europa com apenas 11 anos de idade

O futebol brasileiro só sairá do buraco, quando deixar de ser, apenas mais um negócio, na mira de empresários e aventureiros que buscam ganhar dinheiro de forma fácil e quase sem riscos. Qualquer menino que mostra um pouco de habilidade com os pés, quando são vistos por essa gente, logo passa a ser tratado como uma das grandes promessas para a seleção brasileira. 

Existe outra prática, ainda menos arriscada, quando empresários, que vivem conectados com grandes clubes do Exterior buscam parcerias com dirigentes e comissão técnica de clubes locais, para servir de ponte para as negociações. Essa prática, felizmente anda meio em desuso, graças a uma das poucas medidas positivas, adotada pela FIFA, que a considera ilegal, passível até, de punição aos times e o descredenciamento do empresário envolvido. 

A esperança por dias melhores pode vir a médio ou longo prazo, já que, aparentemente, existe o propósito de moralizar o futebol brasileiro, por parte da classe política, dirigentes de alguns clubes e de federações. Resta saber se, realmente estão firmes neste compromisso, ou não passa de mais um discurso oportunista. 

De verdade, ideias objetivas existem aos montes e eu vejo, como emergencial, que se criem normas, que se proíba o envolvimento de empresários na vida esportiva de atletas em formação, até os 18 anos completo. Seu desenvolvimento esportivo educacional e da saúde, seja exclusivo do clube a qual está vinculado, numa parceria com pais ou parentes responsáveis, que não sejam empresários. 

Esse vinculo somente deveria ser aceito, por ocasião da assinatura do primeiro contrato como profissional. Acredito que, neste período os atletas estarão mais amadurecidos e em condições de saber o que é melhor para si e seus familiares, não correndo tantos riscos de cair nas mãos de aventureiros.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações