O sangue de Hugo de León na Libertadores de 83

Hugo de León com a cara ensanguentada e a Copa Libertadores: um prego na taça causou isso

O zagueiro uruguaio Hugo de León, aniversariante deste 27 de fevereiro, sempre foi conhecido por sua raça defendendo o Nacional, a Seleção Uruguaia e os diversos clubes brasileiros pelos quais passou pela carreira. No Grêmio, quando levantou a taça de campeão da Copa Libertadores em 1983, como capitão da equipe, acabou se tornando uma das cenas mais épicas da história da competição. Porém, ela não é bem o que você imagina.

A principal competição sul-americana de clubes é conhecida por seu jogo catimbado, bruto e, muitas vezes, até violento. Não é raro uma partida decisiva da Libertadores ganhar o apelido de 'batalha'. E em muitas destas verdadeiras 'guerras', jogadores saírem de campo com fraturas pelo corpo ou até mesmo ensanguentados.

Pois bem, uma imagem que circula no mundo é a de Hugo de León levantando a Copa Libertadores em 1983 com o sangue na testa escorrendo pelo seu rosto. Esta foto seria o símbolo da raça gremista, talvez o time brasileiro que tenha mais esta característica de raça, catimba e guerreiro. Aquele que mais se aproxima do estilo de jogo argentino e uruguaio.

Vídeo da final: Grêmio 2 x 1 Peñarol

Mas, aí você senta e houve a história. Sim, o jogo em que o Grêmio conquistou a competição, vitória de 2 a 1 sobre o Peñarol, no dia 28 de julho de 1983, teve todas as características de uma final da Libertadores, já citadas neste texto. Porém, apesar do cansaço, Hugo de León saiu do jogo inteiro, sem nenhum problema. Então, você pergunta: "e o sangue na cara?"

A explicação para a imagem é até esquisita, mas verdadeira. Como capitão, de León recebeu a taça e antes de levantá-la, a apoiou em sua testa. Porém, um prego da base do objeto cortou a pele do zagueiro e fez jorrar o sangue na cara do jogador, 'montando' aquela cena clássica, parecendo que o atleta havia saído de uma verdadeira batalha.

A imagem, é claro, correu o mundo, mostrando que só aqueles que estão propensos à guerrear podem conquistar uma Copa Libertadores. Porém, a verdade é que foi um prego na taça que fez com que o jogador sangrasse.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Mentira. O prórpio Hugo de Leon de entrevista ao Globoesporte e tem fotos do seu rosto com sangue ANTES da entrega da taça: https://interativos.globoesporte.globo.com/podcasts/programa/ge-gremio/episodio/ge-gremio-24-hugo-de-leon-conta-os-segredos-da-libertadores-de-83/

    ResponderExcluir
  2. O próprio de Leon confirmou que foi um prego

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações