"O Juramento" - o primeiro livro de ficção do jornalista Flávio Prado

Fotos: Denise Ornelas

"O Juramento" é o primeiro livro do jornalista Flávio Prado

O conhecido jornalista Flávio Prado, que fez história sendo o apresentador da formação clássica do grande Cartão Verde, da TV Cultura, e que atualmente está na TV Gazeta e Rádio Jovem Pan, lançou no mês passado o seu primeiro livro, de ficção, mas que envolve, é claro, o futebol: "O Juramento".

A publicação conta a historia de uma velha tradição indígena, que dá poderes especiais a quem morre no mesmo dia e hora que nasceu, leva o atacante Ghiggia, carrasco do Brasil na Copa de 1950, a chegar no Céu e encontrar velhos atletas, que foram injustiçados quando viviam na Terra. Ghiggia pode mudar as injustiças do futebol do passado, voltando no tempo e corrigindo o que não aconteceu como se esperava. E aí que encontra Telê Santana, Sócrates, Barbosa, Rinus Mitchels e tantos outros, que deveriam ser campeões mundiais, mas não foram por circunstâncias do esporte.  Agora tudo pode ser consertado. O problema é que Ghiggia é uruguaio e fez o gol em Barbosa, na primeira Copa do Mundo organizada pelo Brasil. 

Para corrigir a injustiça da qual Barbosa foi vítima por sofrer um gol, que entenderam ter sido uma falha dele, Ghiggia terá que tirar o título dos uruguaios. Há a inda o problema de mexer com a história. Quando você muda uma coisa, várias outras também são alteradas. Será que isso interessa a todos?

O livro foi lançado em 19 de setembro

O Juramento mostra muito da história real do futebol e mistura também ficção, enquanto homenageia os maiores jogadores de futebol de todos os tempos e que já não estão mais entre nós. Sócrates, Cruyff, os maravilhosos jogadores do time do Torino, que morreram num acidente aéreo, ganham vida nesse livro, que vai provocar emoções e boas recordações.

Flávio Prado - É apresentador do Mesa Redonda Futebol Debate na TV Gazeta e comentarista da Rádio Jovem Pan, AM e FM. Comanda o programa No Mundo da Bola, há 26 anos pelo qual recebeu o prêmio APCA na categoria rádio em duas oportunidades. Também foi premiado pela APCA na categoria televisão, pelo programa Cartão Verde, na TV Cultura. 

Durante sua carreira de mais de 40 anos, passou pelas TVs Record, Bandeirantes, Cultura, ESPN e Jovem Pan TV.  Cobriu dez Copas do Mundo e eventos jornalísticos em mais de 60 países. Flavio Prado também é Professor Universitário por 20 anos, das faculdades Fiam, São Judas e Unicamp (Pós-Graduação Labjor) e diretor dos cursos de Comunicação da Unisa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações