Leicester City - Uma das histórias mais incríveis do futebol em 2016

Por Lucas Paes

O Leicester City surpreendeu todos e conquistou o título

A Premier League é considerada por muitos o melhor campeonato nacional do mundo, pois possui gigantes do futebol do naipe de Manchester United, Liverpool e Arsenal, ricos emergentes como o já consolidado Chelsea e o em plena ascensão Manchester City, além de tradicionais como Aston Villa, Southampton, Tottenham, Everton. Porém, este ano o triunfo foi de um time pequeno e que quase caiu na temporada anterior.

A história do Leicester City no campeonato inglês de 2015/16 é digna de um filme de um bom diretor cruzando várias histórias paralelas até culminar na conquista do titulo da Liga. De Ranieri a Vardy, cada um tem alguma história curiosa ou de superação até todos juntos chegarem ao título inglês desta temporada.

Schmeichel é um dos pilares da equipe

O time fez um esforço descomunal pra escapar do rebaixamento na temporada 2014/15, fugindo na última rodada apenas. Quando o clube trouxe Claudio Ranieri e nenhum reforço muito conhecido para o elenco, além de perder jogadores do naipe do argentino Cambiasso, muita gente apostou no Leicester como rebaixado.

Pois essas pessoas acabaram “quebrando a cara”! Em dezembro, as raposas inglesas assumiram a liderança da Premier League e desde então não saíram mais da briga pela taça. Claudio Ranieri, tido como ultrapassado, acaba protagonizando a maior façanha de sua carreira. Mas, afinal, quem é o Leicester City e como ele chegou ao titulo da liga mais difícil do mundo?

Um pouco da história do Leiceister

Time campeão da FA Cup em 1963

Também conhecidos como Foxes (raposas), o Leicester City foi fundado em 1884 por alunos de uma escola chamada Wyggeston. Seis anos depois, se associou a Football Association e desde esta data até o ano de 2002 mandou seus jogos no Fillbert Street Stadium. Naquele ano, o Leicester mudou-se para o Fillbert Way, que recebeu o nome de King Power Stadium devido a compra dos naming rights pela patrocinadora do clube. Com capacidade de 32 mil pessoas, o estádio recebe jogos até da Seleção Inglesa.

Os maiores títulos do Leicester City, até esta segunda-feira, eram as três conquistas da Copa da Liga Inglesa em 1963, 1997 e 2000. Fora isso, o time havia conquistado diversos títulos de divisões inferiores do Campeonato Inglês: com sete títulos, são os maiores campeões da segunda divisão junto com o Manchester City. 

Investimento

Vichai Srivaddhanaprabha, o empresário mecenas do Leicester

O investimento do time vem do empresário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, dono da King Power e que possui fortuna de mais de 2 bilhões de dólares segundo a Forbes. Desde que chegou ao clube, o empresário planejava levar o Leicester aos cinco primeiros lugares na Premier League. Só não esperava que isso acontecesse tão rápido.

Só a vaga na Liga dos Campeões já seria um feito louvável, mas a admirável campanha que levou o time à conquista da Premier League pode ter parte da explicação na distribuição das cotas de televisão do Campeonato Inglês. Em tempos onde se discute fortemente este assunto no Brasil, onde há uma diferença exorbitante entre o que recebem Corinthians e Flamengo e o que recebem times como Santa Cruz e Chapecoense, a Premier League tem 50% do total dos valores de TV distribuídos igualmente entre todos os 20 clubes em cada edição. Outros 25% vão pela audiência e outros 25% pela colocação.

Outro fator que ajuda a entender a questão econômica do Leicester tem a ver com o investimento do dono do time. Como na Inglaterra os times possuem donos, o fato de ter um endinheirado pode ser até mais importante do que a distribuição de cotas de TV da Premier League. Times como Manchester City e Chelsea tiveram toda a sua ascensão graças aos proprietários dos clubes. Mas a moeda pode ter um lado ruim também, já que caso haja problemas maiores com as finanças, o clube pode até sumir. Maior campeão europeu na Inglaterra, o Liverpool passou por um polêmico processo de venda quando Hicks e Gillet tiveram uma briga com a New England Sports Venue pela propriedade do clube.

Claudio Ranieri

Ranieri conquistou sua primeira liga

O treinador do clube possui uma história incrível. Ranieri como jogador passou a maior parte da carreira no Cantazaro, um time pequeno da Itália, mas treinou times como Internazionale, Roma, Atlético de Madrid, Valência, Juventus, entre outros. O italiano jamais havia ganhado uma Liga Nacional, sendo considerado, por isso, um azarão.

Mas grande parte do sucesso dos Foxes passa por Ranieri. Desde a forma de jogar, até a ligação que o treinador criou com o time, com a cidade e com a torcida. Se a município de Leicester esteve tão junto ao time nesta temporada, se o prefeito da cidade prometeu batizar ruas com nomes dos jogadores do Leicester, muito disso tudo se deve a Claudio Ranieri.

Jogadores

Jamie Vardy: de operário ao English Team

Desde o goleiro, que é filho do mais famoso goleiro dinamarquês da história, até o atacante, que tinha ido trabalhar na indústria, são várias histórias diferentes, todas culminando no histórico titulo deste ano.

Kasper Schmeichel passou por diversos times da Inglaterra quando era jogador do Manchester City, mas se firmou no Leicester. Morgan está no time desde 2012. Huth chegou do Stoke com muita gente tendo considerado que seu fim havia chegado. Kanté veio de um time recém promovido na França. Mahrez veio da terceira divisão francesa para virar destaque do time. Mas, a história mais incrível é a de Vardy.

Jamie Vardy foi trabalhador industrial durante boa parte de sua carreira, pois conseguiu destaque tardiamente. Passou pela oitava divisão inglesa e agora, aos 29 anos, foi eleito o melhor jogador da Premier League e fez seu primeiro gol pela seleção inglesa com um toque de letra diante da Alemanha, no Estádio Olimpico de Berlim. Definitivamente, a vida de Vardy mudou de um operário para se tornar o principal jogador do país.

A confirmação da história

Chelsea buscou empate e, por tabela, deu título ao Leicester

A confirmação do título veio na 36ª rodada com o empate entre Chelsea e Tottenham, os Spurs abriram 2 a 0 com gols de Kane e Son mas o Chelsea empatou com Cahill e um golaço de Eden Hazard acertando um chutaço no ângulo. Com o resultado o Leicester City é campeão inglês na temporada 2015/2016.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações