Paulistão tem início neste sábado

Por Lucas Paes*, Aluizio Rodrigues** e colaboração de Victor de Andrade***


Mais uma edição do Campeonato Paulista, o estadual mais antigo do Brasil, começará neste fim de semana, cabendo ao estreante Água Santa abrir a competição no sábado, às 16 horas contra a Ferroviária, que conquistou a A-2 do ano passado. O atual campeão, Santos, entra em campo às 17 horas, na Vila Belmiro, contra o São Bernardo.

Neste ano, mais uma vez, 20 times disputam a competição, divididos em quatro grupos de cinco times cada, onde jogam todos contra todos que não são do seu grupo. Nas quartas de final, os primeiros e segundos colocados de cada grupo se enfrentam para decidir quem vai às semifinais. Estas duas fases ocorrem em jogo único, enquanto a final é disputada em dois jogos, tendo a vantagem de decidir como mandante o time de melhor campanha.

Das quatro grandes equipes do estado, três estarão disputando a Copa Libertadores, Corinthians, Palmeiras (que estão garantidos na fase de grupos) e São Paulo, que ainda faz o confronto preliminar. Provavelmente, estes times devem poupar alguns titulares durante a competição.

A maior mudança para 2016 ocorre no descenso. Ao invés dos últimos de cada grupo, quatro equipes, os seis times de pior campanha descem para a série A2, enquanto apenas dois sobem da A2 para a A1, que terá o número de clubes reduzido para 16 em 2017.

Os grupos e os times que disputam o campeonato são:


GRUPO A


Botafogo

A equipe se preparou com jogos treinos

O time de Ribeirão vem com o moral alto após conquistar o Brasileirão da Série D de 2015. Além disso, os investimentos em estrutura têm garantido ao Bota boas campanhas em estaduais recentes. O clube fez contratações pontuais, como as de Danilo Bueno, Stéfano Yuri e Allan Dias e é um dos favoritos à classificação para as quartas-de-final.


Linense

O clube venceu a Copa Paulista de 2015

Ano passado, o time de Lins ficou em terceiro lugar em seu grupo, mas escapando por pouco da Série A-2. Porém, no segundo semestre, foi campeão da Copa Paulista. O Linense se reforçou bem e brigará forte pela vaga na série D. O elenco do Elefante talvez seja um dos mais fortes do interior e dará bastante trabalho aos grandes.


Oeste

Marcelinho Paraíba e Ricardo Bueno

O time de Itápolis foi do céu ao inferno em 2015. Depois de conquistar o acesso no estadual, quase foi rebaixado na Série B do Brasileirão, onde mandou seus jogos em Osasco, na grande São Paulo. Deve ser outra equipe que passará por dificuldades na competição, mas tenta no Paulista superar a má impressão deixada na Série B, apesar de ter em seu elenco os experientes Marcelinho Paraíba e Ricardo Bueno, além de voltar a jogar em sua cidade-sede.


Santos

O camaronês Joel reforça o Peixe

Atual campeão e um dos favoritos ao título em 2015, o Santos trouxe poucos reforços para a temporada, mais precisamente Joel, ex-Cruzeiro, e Paulinho, ex-Flamengo, e ainda perdeu Marquinhos Gabriel e Geuvânio, este para a China. O Alvinegro ainda sonha em voltar a contar com o ídolo Robinho e tenta agilizar a transferência. Não deve passar dificuldades na primeira fase e por estar fora da Copa Libertadores larga na frente dos outros três grandes.


São Bento

São Bento se preparou realizando jogos treinos

Ficou a três pontos da degola no ano passado e vai ter que melhorar o desempenho caso queira ficar na série A1 em 2017. Deve ser mais um dos times que brigará contra o descenso neste estadual, apesar de a diretoria do clube prometer o contrário. Vale ressaltar que a equipe fez boas apresentações nos jogos treinos da pré-temporada.


GRUPO B


Ituano

Tarcísio Pugliese é o treinador do Ituano

Campeão em 2002 e 2014, o Ituano fez apenas uma campanha mediana no ano passado, tendo poucos bons momentos no campeonato. Comandado fora de campo pelo ex-jogador Juninho Paulista, a equipe, que foi vice-campeã da última Copa Paulista, tenta aparecer novamente como surpresa em 2016 e vai tentar, no mínimo, a segunda vaga do grupo.


Novorizontino

Richarlyson é um dos destaques do time

Recém chegado à série A1, o time quer repetir o que o clube antecessor da cidade, que tinha o nome muito parecido e hoje está extinto, fez em 1990, quando foi vice-campeão paulista. O time de Novo Horizonte quer a vaga para a Série D do Brasileirão e contratou jogadores experientes, como Richarlyson, Adriano e Jéci.


Palmeiras

O Alviverde enfrentou o Nacional do Uruguai em torneio amistoso

Para muitos, o grande favorito ao título. O Palmeiras, vice-campeão paulista e vencedor da Copa do Brasil no ano passado, tem um grande elenco, o que vai ser bom para o técnico Marcelo Oliveira, pois a equipe terá que se dividir entre Paulista e Libertadores. Não deve ter problemas na fase inicial e, se tudo ocorrer da forma esperada, deve enfrentar a Ponte Preta nas quartas.


Ponte Preta

Treinos da pré-temporada foram no Moisés Lucarelli e em Águas de Lindóia

Favorita ao caneco? Sim, por que não? Uma grata surpresa na série A ano passado, a Macaca chegou a flertar com o G4 no Brasileirão do ano passado e é, de longe, a maior força do interior de São Paulo atualmente. No ano passado, teve um gol mal anulado quando jogava melhor que o Corinthians nas quartas-de-final. Deve passar da primeira fase sem dificuldades e quer almejar o inédito título.


São Bernardo

Tigre iniciou preparação apresentando seis reforços

Um dos únicos representantes do ABC no campeonato, ao lado do Água Santa, o Tigre brigou contra o descenso ano passado e não deve ser diferente em 2016. Com poucas contratações, a equipe começa a competição com a base que foi mal na Copa Paulista de 2015 e com reforços pouco conhecidos. Para piorar, o time estreia contra o atual campeão, Santos, um dos favoritos ao título.


GRUPO C


Osasco Audax

Fernando Diniz volta para o Osasco Audax

A equipe fez boa campanha ano passado, mas caiu no grupo mais difícil da competição este ano. Para classificar, o Audax terá que fazer uma campanha melhor do que times que prometem um bom desempenho, como XV de Piracicaba e Ferroviária. Fernando Diniz, com sua tática de sempre sair jogando da defesa com toque de bola, comandará novamente o time.


Capivariano

Treinamento durante a pré-temporada

O time da região de Campinas viveu os dois extremos ao mesmo tempo no ano passado: apesar de ter ficado a dois pontos de passar para fase do mata-mata, não foi rebaixado por apenas um mísero pontinho. Este ano deve brigar novamente contra a queda para a Série A-2.


Ferroviária

A Ferroviária foi campeã da A-2 em 2015

Campeão da Série A-2 de 2015, a mais disputada e qualificada dos últimos 10 anos, com excelente campanha, a Ferroviária vem gabaritada para disputar o Paulistão deste ano. Durante a pré-temporada, a equipe de Araraquara enfrentou e venceu Guarani, por 2 a 1, e Velo Clube, por 1 a 0, em jogos treinos realizados na Fonte Luminosa.


São Paulo

O argentino Bauza é o treinador do Tricolor em 2016

O São Paulo entra em 2016 com técnico novo, o argentino Edgardo Bauza, e uma série de contratações para suprir a ausência de dois ídolos da torcida: o goleiro Rogério Ceni, que se aposentou, e o centroavante Luís Fabiano, que vai jogar na China. Além disso, o time vai jogar a primeira fase da Copa Libertadores, o que é a prioridade. Porém, o Tricolor Paulista é o grande que está há mais tempo sem conquistar o Paulistão (o último foi em 2005).


XV de Piracicaba

Clube fez a pré-temporada em Piracicaba

Foi ao mata-mata ano passado, mas estava no grupo mais fraco da competição. Este ano, se não abrir o olho, pode ficar na parte de baixo da tabela e brigar contra o descenso à Série A-2. Apesar disso, o XV venceu o Shendong, time de Jadson e Luís Fabiano, em jogo-treino preparatório para o Paulistão. A equipe será dirigida por Claudinho.


GRUPO D


Água Santa

O goleiro do Água Santa é o experiente Roberto

O Netuno teve uma ascensão meteórica. Em 2013, estava no quarto estágio do futebol paulista e, em três acessos seguidos, chega à Série A-1, podendo surpreender e brigar pela segunda vaga. O time contará com a pressão de uma torcida que costuma encher o Estádio Distrital do Inamar em Diadema, que teve problemas durante as obras de aumento da capacidade, mas que está nos ajustes finais. Quem sabe o quão longe o Netuno ainda pode ir?


Corinthians

Tite, considerado por muitos o melhor técnico do Brasil, dirige o Corinthians

Campeão Brasileiro em 2015, o Timão passou por um desmanche e perdeu boa parte de suas principais peças, entre elas Jadson e Renato Augusto, pilares do time. Apesar disso, não deve tomar sustos no estadual e o fato de seu treinador, Tite, manter um estilo de jogo, somado ao desempenho na Arena, torna o Corinthians favorito ao titulo. O que já seria só pela camisa. Deve pegar a primeira vaga do grupo sem dificuldades.


Mogi Mirim

Estádio do Sapo volta a se chamar Vai Chaves

Lutou ano passado no grupo do São Paulo pela classificação, mas este ano tenta fugir de uma crise enorme, após o rebaixamento para a Série C do Brasileirão e a má administração do ex-jogador Rivaldo, que saiu do clube. A aspiração principal da equipe, nesta temporada, deve ser escapar da queda para a Série A-2.


Red Bull Brasil

Red Bull venceu o Atlético-PR em jogo-treino por 2 a 1

O time campineiro possui um bom trabalho, tanto no profissional quanto nas categorias de base, e deve brigar novamente pela vaga nas quartas-de-final. No ano passado, passou para a segunda fase e deu muito trabalho ao São Paulo, apesar de ter sido eliminado na primeira fase da Série D do Brasileirão. Almejar conquistas maiores em 2016 não é nada impossível.


Rio Claro

Léo Costa volta ao Rio Claro

Lutou contra o descenso no ano passado e em 2016 não deve ser diferente. Entra na chave como azarão e provavelmente protagonizará uma luta ferrenha contra o rebaixamento. A equipe contará novamente com o meia Léo Costa, que em 2014 foi artilheiro do Paulistão pelo próprio Rio Claro. A equipe será dirigida por Luis dos Reis.


Regulamento

O campeonato será disputado por vinte clubes divididos em quatro grupos. Na primeira fase, os times enfrentarão apenas os clubes dos outros grupos, totalizando quinze rodadas. A primeira fase terá início em 31 de janeiro. Os dois melhores classificados de cada chave avançarão às quartas-de-final, que serão disputadas em jogo único - com o mando de campo ao clube de melhor campanha na primeira fase. Em caso de empate no tempo regulamentar, o confronto será decidido por meio de pênaltis.

As semifinais também serão definida em apenas uma partida e com possibilidade de decisão por penais. A final acontecerá em dois jogos e, em caso de empate em pontos (uma vitória para cada time ou dois empates), o primeiro critério de desempate será o saldo de gols na fase final. Caso o empate persista, o confronto será decidido por meio de pênaltis. O gol marcado fora de casa não vale como critério de desempate.

O Santos foi o campeão no ano passado

Os três primeiros colocados ganham o direito de disputar a Copa do Brasil de 2017. Caso algum clube se classifique para a Copa Libertadores da América de 2017, a vaga será repassada ao 4º colocado e assim por diante. Além disso, os dois clubes mais bem classificados que não pertençam a nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro terão vaga na Série D de 2016. Doze clubes disputarão essas duas vagas na quarta divisão nacional.

A quantidade de times rebaixados será maior que nas edições anteriores: os seis times que somarem menos pontos na primeira fase estarão rebaixados, independentemente dos grupos em que jogaram. Em 2016, apenas dois times da Série A2 terão acesso à Série A1 de 2017, que será disputada por dezesseis clubes.

Confira tabela completa aqui.

* Lucas Paes é estudante de jornalismo, colaborador de O Curioso do Futebol e mora em Santos-SP.

** Aluizio Rodrigues, estreando em O Curioso do Futebol, mora em Taubaté.

*** Victor de Andrade é jornalista e editor de O Curioso do Futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações