Definidos os campeões dos torneios da Conmebol em 2015

Os campeões de 2015 da Conmebol

A conquista da Copa Sulamericana pelo Indepediente Santa Fé, nesta última quarta-feira, dia 9, encerrou o calendário de competições da Confederação Sulamericana de Futebol, a Conmebol, em 2015. O Curioso do Futebol fez um balanço dos torneios organizados neste ano pela entidade, que passou por um grande escândalo de corrupção, provocando, inclusive, a prisão do presidente Juan Ángel Napout.

Vamos começar pelas competições femininas. Na Libertadores, que foi realizada na Colômbia, pela primeira vez a competição aconteceu fora do Brasil, a Ferroviária de Araraquara, que vinha de uma desclassificação precoce no Brasileirão, superou o favorito São José na semifinal e derrotou o Colo-Colo, do Chile, na decisão para ficar com a Taça. Foi a primeira conquista internacional do clube.

Brasil foi campeão Sulamericano Feminino Sub-20

Já no Sulamericano Feminino Sub-20, realizado em Santos e que teve cobertura de O Curioso do Futebol nos 26 jogos, o Brasil conquistou o título, mesmo tendo alguns empates ao longo da competição. Além da taça, a Seleção Brasileira garantiu vaga no Campeonato Mundial da categoria, que será realizado em 2016, na Papua Nova Guiné. A vice-campeã Venezuela também garantiu vaga para o torneio na Oceania.

O grande destaque para as competições entre seleções masculinas foi o Chile. Sediando a Copa América, o time do técnico Jorge Sampaoli conquistou, pela primeira vez, a competição, derrotando a Argentina, na final, nos pênaltis. Agora, apenas Equador e Venezuela nunca conquistaram o mais antigo torneio de seleções do mundo. O Brasil foi eliminado nas quartas-de-final pelo Paraguai, na decisão por pênaltis.

O Chile conquistou a Copa América pela primeira vez

No Sulamericano Sub-20, realizado em janeiro no Uruguai, a Argentina foi a melhor equipe no hexagonal decisivo, levou o troféu para casa e ainda garantiu vaga no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. A vice-campeã Colômbia vai disputar uma repescagem, em março, contra os Estados Unidos. O Brasil foi apenas o quarto colocado, não se apresentando bem. Tanto que para o Mundial, houve diversas mudanças e a Seleção chegou à final, perdendo o título para a Sérvia.

Já no Sulamericano Sub-17, com sede no Paraguai apesar de três derrotas, o Brasil conseguiu conquista o título, o 11º da história. A Argentina ficou em segundo lugar e o Equador o terceiro. No Sub-15, realizado na Colômbia, também deu Brasil. Mas a Seleção só garantiu a taça ao derrotar o Uruguai nos pênaltis, depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal.

Seleção Brasileira comemorando o título no Sub-15

Nos campeonatos de clubes realizados pela Conmebol, o River Plate foi a grande estrela. Na Libertadores, a equipe argentina garantiu o título com uma grande vitória por 3 a 0, contra o Tigres do México, no Monumental de Nuñez. Como campeão da Sulamericana de 2014, o River disputou a Recopa contra o San Lorenzo e adivinha: duas vitórias por 1 a 0 e mais um título continental para 'Los Millonarios'.

O título da Copa Sulamericana de 2015 por pouco também não ficou com o River Plate. A equipe da Argentina chegou à semifinal da competição, mas foi eliminada pelo Huracán. Na final, depois de dois empates em 0 a 0, o título ficou para o colombiano Independiente de Santa Fé. Foi a primeira vez que um time da Colômbia conquistou a competição.

River Plate conquistou Libertadores, Recopa e ainda foi semifinalista da Sulamericana

Agora é esperar 2016. Além dos torneios de clubes, a Conmebol está a frente da organização do Sulamericano Feminino Sub-17 e, em conjunto com a Concacaf, organiza a Copa América do Centenário, que será realizada nos Estados Unidos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Muito bom cara. Esse post, faz-me revogar o meu antigo blog de esportes. Espero que ano que vem, eu consiga voltar

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações