O famoso gol do Cocada

Cocada sai com tudo para comemorar o gol

Hoje tem clássico no Rio de Janeiro. Vasco e Flamengo decidem vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Mas vou falar do clássico entre as duas equipes que aconteceu no dia 22 de junho de 1988, quando se decidia quem seria o campeão estadual daquele ano.


Naquela competição, o Flamengo conquistou o primeiro turno. Já o Vasco, os dois turnos seguintes. Então, o time da Cruz de Malta jogava pelo empate no Maracanã naquele 22 de junho. Com isso, o Flamengo precisava da vitória a qualquer custo.



Apesar de ser uma final movimentada, o placar não foi alterado no primeiro tempo e o 0 a 0 persistia. Aos 41 da segunda etapa, o treinador do Vasco, Sebastião Lazaroni, sacou o atacante Vivinho para colocar o lateral Cocada, irmão do atacante Müller. A intenção do treinador era segurar o empate, que já dava o título para o Clube da Colina.

A comemoração de outro ângulo



Porém, até parecia que estava escrito que Cocada iria marcar sua história no Campeonato Carioca. Em disparada pela ponta-direita, o lateral, então com 28 anos, chegou na entrada da área, viu Romário sozinho mas resolveu chutar colocado, de canhota, sem chance para Zé Carlos, o goleiro flamenguista. O placar marcava 44 minutos do segundo tempo. Era gol do Vasco da Gama e o bi-campeonato estava mais próximo do que nunca.



Cocada não se aguentou de emoção. Tirou a camisa e correu pelo gramado do Maraca. Os primeiros companheiros que se juntaram à comemoração foram o meia Bismarck e o zagueiro Fernando. Ele ainda jogou a camisa para o alto e acabou ganhando um presente da arbitragem. Um cartão vermelho! Sim, Cocada entrou aos 41, fez gol aos 44 e foi expulso aos 45.

Reportagem do Globo Esporte no dia seguinte



Após a partida, Cocada disse: "nos anais do Vasco da Gama vai estar escrito, daqui a 20 anos, que o Vasco da Gama conquistou o bicampeonato com um gol do Cocada aos 44 minutos, que entrou em campo aos 41 e que foi expulso aos 45. Quer dizer: é um marco histórico para qualquer jogador."

Muitos jogadores se deram bem com a conquista deste título. Romário foi vendido ao PSV Eindhoven, da Holanda. Outros jogadores passariam a ser presença constante na Seleção Brasileira, que passou a ser comandada pelo técnico do Vasco, Lazaroni. Porém, já se passaram 27 anos e foi Cocada que entrou nos anais vascaínos com este gol histórico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações