A possível volta da Supercopa Libertadores e os obstáculos que a impedem

Por Lucas Paes

O Racing ganhou a primeira edição da Supercopa Libertadores em 1988 (Foto: arquivo Racing)

A Supercopa da Libertadores foi uma competição de clubes realizada pela Conmebol entre 1988 e 1997. Envolvia todos os times campeões de Libertadores e teve diferentes formatos de disputa ao longo de sua existência. Na sua primeira endição, em 1988, era disputada em sua integridade em mata-mata, com jogos de ida e volta em duelos sorteados. A competição parou de ser disputada em 1997, substituída pela Mercosul e Merconorte. O campeão da Supercopa disputava o título da Recopa Sul-Americana com o campeão da Libertadores. Atualmente, crescem as notícias de uma possível volta da competição, mas essa volta passa por diversos obstáculos.

Recentemente, a Supercopa virou novamente destaque na mídia. Devido a criação do novo Mundial de Clubes da FIFA, que agora será como uma Copa do Mundo de clubes, podendo envolver 24 equipes, a Conmebol precisa de maneiras para ceder as vagas para a competição em 2021. Devido a isso, a entidade sul-americana passou a estudar a recriação da Supercopa. Teoricamente, serão seis vagas para times sul-americanos na competição. Assim, entrariam os campeões da Libertadores de 2019 (Flamengo) e 2020, os campeões da Sul-Americana 2019 (Independiente Dell Vale) e 2020 e as outras duas vagas são as incógnitas. Porém, este número ainda é incerto.

Hoje, surgiu a informação que a Conmebol teria confirmado a volta da competição. Tal fato gerou bastante "burburinho" na mídia e recentemente surgiram até imagens com os participantes, obviamente, os campeões da Libertadores até 2019. A informação foi desmentida pela confederação. Na verdade, até as seis vagas não são certas, pois não há confirmação da quantidade de vagas pela FIFA para o Mundial ainda. Portanto, a volta da Supercopa Libertadores ainda está na fase de estudos. A ideia ainda está no papel e existem diversas dificuldades para colocar a volta da competição em prática.

A primeira grande dificuldade vem da confederação mais rica entre as que entregam a Conmebol. A CBF tem posição completamente contrária a volta da Supercopa, pois ela incharia ainda mais o calendário do futebol brasileiro. O Brasil teria 10 times envolvidos na competição, de diversos estados do país. A volta, portanto, afetaria o calendário de quatro estaduais diferentes, além do calendário nacional, obviamente. A resistência da CBF é uma dificuldade enorme para qualquer torneio que se pense em criar na América do Sul, pois ela é a maior confederação do continente.

O River campeão de 1997 (Foto: Reprodução Twitter)

Há ainda mais um fator que deve ser levado em conta. O Mundial de Clubes ocorrerá a cada quatro anos, portanto a próxima edição terá quatro edições de Libertadores ocorrendo entre 2021 e 2024, além da Sul-Americana. Portanto, se forem as especuladas seis vagas também em 2024, quatro sozinhas poderiam ir para campeões da Libertadores. Portanto, a "volta" seria útil para essa função por apenas dois anos. Independente de qualquer coisa, a Conmebol ainda terá que considerar muitas questões para poder tirar a ideia da volta da Supercopa do papel.

O primeiro campeão da Supercopa foi o Racing, no ano de 1988. La Acade bateu na final o Cruzeiro, vencendo por 2 a 1 em Avellaneda e empatando por 1 a 1 em Minas Gerais. O Racing antes havia eliminado o Santos na primeira fase e depois passado direto a semifinal por sorteio, quando enfrentou o River e foi a final. O River Plate, por sinal, foi justamente o último campeão da Supercopa. Os Millonarios passaram primeiro por um grupo com Vasco, Santos e Racing. Depois, bateu o Atlético Nacional na semifinal e o São Paulo na final.

Confira todos os campeões da competição:

1988 - Racing (ARG)
1989 - Boca Juniors (ARG)
1990 - Olimpia (PAR)
1991 - Cruzeiro (BRA)
1992 - Cruzeiro (BRA)
1993 - São Paulo (BRA)
1994 - Independiente (ARG)
1995 - Independiente (ARG)
1996 - Velez Sarsfield (ARG)
1997 - River Plate (ARG)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações