Aldair campeão capixaba da Série B de 2005 pelo Rio Branco

Por Victor de Andrade
Foto: Arquivo/Gildo Loyola/A Gazeta

Aldair fez dois jogos pelo Rio Branco e foi campeão da Série B Capixaba de 2005

Aldair Santos do Nascimento foi um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro. Nascido em 30 de novembro de 1965, em Ilhéus, na Bahia, ele brilhou com camisas importantes, como as do Flamengo e Roma, além de ter sido campeão do mundo com a Seleção Canarinho, em 1994. Porém, em um de seus últimos atos como jogador profissional foi ter atuado em dois jogos da campanha do título da Série B Capixaba de 2005 do Rio Branco.

A história de Aldair com o Capa-Preta começa em 2004, quando ele anunciou a aposentadoria após defender o Genoa. Porém, influenciado por sua esposa, que é capixaba, ele ajudou o clube a arrumar um parceiro para a disputa da Série B do Espírito Santo de 2005. Apesar de ser o maior vencedor do futebol do estado, o Rio Branco vinha em fase de crise.


Além de ter dado uma mão para que o Capa-Preta viesse forte para voltar à elite do futebol capixaba, Aldair fez mais e, a pedido da esposa, acertou um contrato onde disputaria alguns jogos para equipe. É claro que a torcida do Rio Branco foi à loucura, mas a estreia do tetracampeão na competição, que começou em 13 de maio de 2005, seria apenas na semifinal, contra o Alfredense.

No dia 31 de agosto, a torcida do Capa-Preta fretou cinco ônibus para Alfredo Chaves, no sul do estado, cidade que fica cerca de 80 Km de distância da região metropolitana de Vitória. A partida, com a participação do zagueiro Aldair, foi um show do Rio Branco, que mesmo atuando fora de casa, goleou o Alfredense por 7 a 1, praticamente sacramentando sua vaga na decisão. No segundo jogo, sem a participação do tetracampeão, o Alvinegro venceu por 3 a 0.


Na final, o adversário era o Linhares. No primeiro jogo, fora de casa, em 7 de setembro, o Rio Branco, sem Aldair, venceu por 1 a 0. Na segunda partida, realizada no antigo Kleber Andrade, no dia 11 de setembro, o tetracampeão começou o jogo no banco de reservas e entrou, no decorrer do espetáculo, no lugar de Samaroni. O placar: 3 a 0 para o Capa-Preta, que conquistou o título de campeão capixaba da Série B de 2005.

Estes dois jogos deixaram uma "pulga atrás da orelha" de Aldair. Tanto que ele voltou a atuar profissionalmente em 2007, no Murata, principal time de San Marino. Ele foi para lá incentivado pelo ex-companheiro de Roma Massimo Agostini, participando de jogos das preliminares da UEFA Champions League. Nesta brincadeira, Aldair só encerrou mesmo a carreira em 2010.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações