Valdano - O elo sul-americano da "Quinta del Butre"

Por Lucas Paes
Foto: Realmadrid.com

Valdano é um dos grandes ídolos da história do Real Madrid

Como um dos maiores, se não o maior clube de futebol que existiu neste mundo, o Real Madrid possuí ídolos das mais diversas nacionalidades. Celeiro sul-americano de futebol bonito, a Argentina tem lá seus expoentes Galácticos, que vão desde divindades madridistas como Di Stefano até jogadores que mesmo sem marcar muito tiveram momentos importantes como Di Maria e Higuaín. Entre todos estes, um dos ídolos argentinos de maior destaque no Real Madrid é Jorge Valdano, que faz 64 anos neste dia 4 de outubro.

Autor de um gol na final da Copa do Mundo de 1986, Valdano tem uma importância enorme no Real Madrid. O próprio clube o descreve em seu site como o "sócio ideal" para os garotos da Quinta del Buitre, apelido que o time de pratas da casa, que tinha em Butragueño seu destaque, ganhou. Experiente ao chegar na capital espanhola, Valdano ajudava muito aquele time de garotos ousados. Caiu rapidamente nas graças da torcida madridista, que viveu momentos de ouro causados pelo atacante, seja em gols ou jogadas com Buitre, Hugo Sanchez, Sanchís, Michel ou até o experiente Santillana. 

Passou um total de três temporadas vestindo a camisa Merengue. Nesse meio tempo, jogou um total de 120 jogos e marcou 56 gols. Não foi só na decisão da Copa do Mundo que Valdano cresceu, já que no Real Madrid, fez em ambos os títulos da Copa da UEFA do clube gols nas decisões. Foi o artilheiro da equipe na sua primeira temporada com o clube, indo muito bem também na segunda temporada. Sua trajetória vestindo a camisa branca, porém, acabaria interrompida de maneira bastante triste.

Na terceira temporada com o clube, em 1986/1987, teve queda de desempenho e problemas para acompanhar os companheiros fisicamente. Prontamente, tratou de procurar exames com médicos e acabou descobrindo que estava com Hepatite B, sendo instatâneamente colocado para descansar pelo clube madridista. Acabou decidindo por encerrar a carreira como futebolista. Terminou sua trajetória com o Real com 56 gols em 120 jogos. 

Mais tarde, como treinador, voltou a trabalhar pelos Blancos na temporada 1994/1995, quando fez brilhante campanha no Campeonato Espanhol e levou a equipe ao título. Mais do que isso, Valdano mudou a história do Real Madrid quando apostou num jovem Raúl Gonzalez. O jovem viraria Raul Madrid, um dos maiores ídolos da história do clube, que acabou ultrapassado na artilharia histórica do clube recentemente por Cristiano Ronaldo. Até hoje, Valdano segue ligado ao Real Madrid, principalmente com Florentino Perez. Se não chega a ser um titã da altura de Di Stefano, é ainda assim um  dos argentinos mais importantes da história madridista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações