Jorge Tufão - Um dos maiores craques da teledramaturgia brasileira

Por Lucas Paes
Foto: Reprodução/TV Globo


Jorge Tufão terminou sua promissora carreira no Flamengo, em Avenida Brasil

O Brasil é dito como o país do futebol, mas já houve quem disse que o país é na verdade o da novela. Seja como for, em diversas vezes, se juntaram as duas maiores maiores paixões nacionais. Uma das mais famosas delas ocorreu em 2012, Avenida Brasil, cuja trama fez com que este que vos escreve, que mal assiste novelas, não perdesse um episódio. Um dos principais personagens da trama de João Emanuel Carneiro era um ex-jogador de futebol famoso, Jorge Tufão, interpretado por Murilo Beinício. A novela começou a ser repetida no Vale a Pena Ver de Novo desde a última segunda-feira, dia 7 de outubro.

A trama já se inicia com Tufão envolvido na história, já que o jogador de futebol acaba atropelando Genésio (Toni Ramos), marido de Carminha (Adriana Esteves), grande vilã da novela, com o qual ela havia se casado apenas para dar um golpe. A partir daí, Carminha vê a oportunidade perfeita para dar o mesmo golpe em Tufão, junto a seu amante Maxwell (Marcelo Novaes), abandonando Nina/Rita (Mel Maia/Débora Farabella) num lixão e trama se desenrola disso.


No que se refere a Tufão, ele é o maior jogador do Divino Futebol Clube, um time ficcional e de bairro do mesmo nome do Rio de Janeiro (vale lembrar que o clube é um dos núcleos da novela, com cenas de treinos, jogos e tinha até maria chuteira). Saindo de uma infância pobre para virar um fenômeno de popularidade, o jogador acabou por nunca abandonar suas raízes. No começo da trama, está em fim de carreira, jogando pelo Flamengo. Aliás, é na comemoração do titulo carioca onde atropela Genésio. 

No bairro do Divino, Tufão, um homem que valoriza bastante sua família e suas origens, vive numa mansão com seus dois filhos adotivos (Ágatha), sua esposa Carminha, seu cunhado Max, os filhos adotivos Jorginho e Ágatha, o pai Leleco e a mãe Muricy. Por sinal, Tufão é como uma divindidade do time laranja e preto do bairro, grande ídolo da equipe, de onde surgiu para o futebol, fazendo sucesso fora do Brasil e terminando seus dias como jogador já meio fora de forma no Flamengo. De certa forma, sua carreira é um comparativo com Ronaldo Fenômeno, ainda que o pentacampeão tenha terminado seus dias de jogador no Corinthians.

Falando sobre a trama, Avenida Brasil foi um imenso sucesso de audiência, tamanho que inclusive a Lupo, marca esportiva, chegou à patrocinar as "camisas" do Divino e inclusive vendê-las ao público. A novela voltou a ser exibida pela Rede Globo no Vale a Pena Ver de Novo, o que deixa no ar a questão se as camisas do Divino serão novamente vendidas. Tufão é um dos maiores "sucessos" da carreira de ator de Murilo Beinício, junto a Tião (América) e Lucas, Diego e Léo (O Clone). 

Encerramento de Avenida Brasil virou um "trend" popular 

A novela teve impacto enorme também na cultura popular, até entre os jovens. A imagem de encerramento virou inclusive um tema do Facebook para imagens de perfil, já que a imagem congelava no personagem e ficava preta e branca, á exemplo do vídeo acima. Além disso, diversos memes foram produzidos na época em cima dessas imagens. O Divino Futebol Clube virou um time extremamente popular entre os fãs de futebol, figurando inclusive em comunidades do Orkut na época, e é claro, dando nome a alguns times amadores.

Jorge Tufão é até hoje um dos personagens mais populares que a Globo já produziu e em tempos onde a internet é mais forte do absurdo que já era em 2012, é de se esperar que Avenida Brasil volte a popularidade de novo, quem sabe até ofuscando a "novela das nove". Independente de qualquer coisa, Tufão é com certeza um dos maiores boleiros das novelas e do entretenimento do Brasil, se não o maior.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações