O primeiro campeonato nacional de clubes da história do futebol

Foto: arquivo histórico

A equipe do Preston North End, que conquistou o primeiro título da competição

Em 8 de setembro de 1988, as equipes do Aston Villa, Accrington, Blackburn, Bolton, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Preston North End, Stoke, West Bromwich e Wolverhampton iam a campo no verão britânico para a primeira rodada da Football League, o Campeonato Inglês. Mas estas equipes estavam fazendo história, pois este era o primeiro campeonato nacional de clubes da história do futebol.

Quem articulou a ideia de se montar a primeira liga de futebol do mundo foi William McGregor, diretor do Aston Villa. Ele reuniu os outros 11 times e, juntos, organizaram o regulamento e a tabela da competição. E assim, no dia 8 de setembro, a bola rolou para a competição.

Cinco equipes entraram em campo naquela tarde de sábado. A primeira rodada teve os seguintes resultados: Bolton 3 x 6 Derby County, Preston North End 5 x 2 Burnley, Everton 2 x 1 Accrington, West Bromwich 2 x 0 Stoke e Aston Villa 1 x 1 Wolverhampton. Já Blackburn e Notts County estrearam apenas na semana seguinte.

O primeiro campeão foi o Preston North End, que não perdeu um jogo sequer, fato que voltaria a acontecer somente na temporada 2003-2004, com o Arsenal. O time do norte da Inglaterra também faturou a Copa da Liga sem levar gols. Foi o primeiro double do futebol inglês, logo na primeira temporada.

Quatro anos depois, em 1892, a liga criou a segunda divisão e aumentou o número de clubes para 28. Em 1920, com a instituição da terceira divisão, a liga chega a 66 times. Trinta anos depois, a Football League chega ao número máximo de membros, com 92 clubes.

Em 1992, 20 times deixaram a organização para fundar a Premier League, atualmente a divisão mais forte do futebol inglês. Com isso, hoje a Football League é responsavel por três divisões do futebol na Terra da Rainha: a Championship, a League One e a League Two, ou seja, as séries B, C e D, cada uma com 24 clubes. Além disso, organiza a disputa da Football League Cup (Copa da Liga Inglesa) e da Football League Trophy, um torneio entre clubes da League One e Two.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações