A excursão do Corinthian FC que inspirou o Corinthians em 1910

Foto: arquivo

O time do Corinthian FC que excursionou no Brasil em 1910

Neste 1º de setembro de 2019, o Sport Club Corinthians Paulista está completando 109 anos de fundação. Um clube de uma torcida gigante e apaixonada, que sempre ajudou a equipe dentro de campo a conquistar a sua grande galeria de títulos. O nome Corinthians foi inspirado no time inglês Corinthian Football Club, que na época da criação do Timão excursionava em terras brasileiras.

Não era a primeira passagem do clube britânico pela América do Sul. Em 1908, o Corinthian jogou na Argentina, onde fez sucesso. Era previsto jogos no Brasil, mas um surto de febre amarela afastou a equipe das terras tupiniquins. Mas em 1910 foi diferente.

No dia 6 de agosto, a delegação do Corinthian FC, formada, basicamente, por estudantes de Oxford e Cambridge, embarcou no porto de Southampton para os jogos na América do Sul. Os ingleses chegaram ao Brasil no dia 21 de agosto de 1910, no Rio de Janeiro. O primeiro adversário foi o Fluminense Footbal Club, com quem o clube inglês havia acertado a viagem, e de forma arrasadora, o Corinthian venceu por 10 a 1. Ainda no Rio, o time encarou o combinado carioca (vitória por 8 a 1) e o combinado de brasileiro (5 a 2).

Com o impacto dessas grandes vitórias, a Liga Paulista acerta com o Fluminense uma viagem do time estrangeiro a ainda provinciana São Paulo, para a realização de jogos que teriam grande repercussão em toda a cidade. Em São Paulo, o Corinthian jogou três jogos e venceu todos. O primeiro, diante do AA de Palmeiras, foi com o placar de 2 a 0. No Velódromo Paulistano, os ingleses enfrentaram o CA Paulistano e venceram por 5 a 0. Por último, o clube inglês enfrentou o São Paulo Atlhetic Club e goleou por 8 a 2.

Entre os espectadores dos jogos do Corinthian em São Paulo, que observavam encantados a maestria dos ingleses, estavam alguns moradores do Bom Retiro, que desejavam, já há algum tempo, montar um time para jogar futebol. Sob a influência da visita do Corinthian, funda-se, em 1º setembro o Sport Club Corinthians Paulista.

O Corinthian FC (fundado em 1882) fundiu-se ao Casuals FC (fundado em 1883) em 1939, para formar o Corinthian-Casuals Football Club. Em janeiro de 2015, a equipe que inspirou a fundação do Timão retorna ao Brasil. Desta vez, o Corinthian-Casuals FC disputará um amistoso contra a equipe titular do Alvinegro, na Arena Corinthians.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações