Matheus Teles - Um brasileiro no "Soccer" universitário

Foto: Dale Grosbach

Matheus Teles em ação pela Park University

É bem comum estrangeiros irem para os Estados Unidos estudar cursos superiores com bolsas de estudo para também atuarem nas ligas esportivas universitárias. O Basquete, por exemplo, há jogadores universitários de vários lugares do mundo e até no Futebol Americano já tem um número considerável de estrangeiros. Porém, brasileiro jogando o Futebol, que eles chama de Soccer, não é tão comum, mas há um que está por lá.

Fazendo o curso de Jornalismo da Park University, no Kansas, Matheus Teles, de 20 anos, também defende a faculdade no campeonato de "Soccer" da National Association of Intercollegiate Athletics (NAIA). Atuando como segundo volante, o atleta está vivendo uma grande experiência na vida, acadêmica e esportiva. Batemos um papo com ele, que conta como é viver nos Estados Unidos e defender a equipe da universidade nos gramados.

O Curioso do Futebol - Como você foi parar nos Estados Unidos? Foi através do futebol mesmo? Qual a sua universidade e como a escolheu ou te escolheram?

Matheus Teles - Em 2016, uma empresa de intercâmbio esportivo que leva meninos e meninas para jogar futebol e estudar por uma universidade norte-americana iniciou as atividades na Baixada Santista e eu me interessei por isso. Fiz parte da empresa e eles me ajudaram no processo Brasil - Estados Unidos. A Park University, faculdade onde estudo, me mandou uma proposta e aí, em agosto de 2017, iniciei minha vida acadêmica aqui nos Estados Unidos.

O Curioso do Futebol - No Brasil, você chegou a passar por quais clubes nas categorias de base?

Matheus Teles - No Brasil, entre os meus 11 e 17 anos, rodei por alguns lugares como Internacional de Regatas, Meninos da Vila, SESI e Portuguesa Santista. Todos na Baixada Santista. Além disto, fiz algumas peneiras.

O Curioso do Futebol - Como foi a adaptação?

Matheus Teles - O meu processo de adaptação no começo foi um pouco complicado. Nunca havia ficado tanto tempo longe da minha família e dos meus amigos, então sentia muita saudade de casa. Também tive que me acostumar com uma rotina e cultura diferentes, mas do meu segundo semestre em diante tudo ficou mais simples. O frio aqui de Kansas City também dificultou um pouco as coisas, pois nunca havia passado tanto frio em minha vida.

O Curioso do Futebol - Como funciona o Campeonato Universitário de Futebol "Soccer" nos Estados Unidos? Há muitas fases regionais até chegar o nacional?

Matheus Teles - O futebol universitário é dividido em várias ligas (NCAA D1/2/3, NAIA, NJCAA, etc) e dentro dessas ligas existem conferências. Então, os campeões dessas conferências se enfrentam nos nacionais no final do ano. A Park University joga na NAIA.

Matheus está nos EUA desde 2017

O Curioso do Futebol - Como você avalia o nível das competições?

Matheus Teles - A competitividade aqui nos Estados Unidos é bem alta. A maioria dos jogadores são muito rápidos e tem um físico forte. Por isso, os jogos são em uma intensidade elevada e estar preparado fisicamente é essencial pra que você se saia bem no seu time.

O Curioso do Futebol - Há olheiros da Major League Soccer, North American Soccer League ou United Soccer League acompanhando as partidas? Algum representante de times de alguma dessas três ligas já te procurou?

Matheus Teles - Olheiros sempre existem em todos os lugares, mas até agora não recebi nenhuma proposta direta de nenhum deles, até porque jogo uma liga de menor expressão.

O Curioso do Futebol - E o que pensa no futuro? Espera seguir carreira no futebol dos Estados Unidos ou pensa em voltar e atuar no Brasil?

Matheus Teles - Para o futuro eu pretendo seguir carreira na área que estudo, o jornalismo. Mas se algo relacionado ao futebol aparecer em meu caminho, com certeza olharei com bons olhos e talvez siga no esporte.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações