A passagem de Caio pelo Napoli

Por Lucas Paes

Caio não foi bem em suas andanças pela Itália

Surgido como um raio, mas na base são-paulina, o comentarista Caio Ribeiro, que completa 44 anos neste dia 16 de Agosto, quando jogador, fugia do "berço" tradicional dos boleiros, vindo de família rica, tendo estudado em colégio particular e sendo fluente e inglês e espanhol. "Caioba" decidiu ser jogador ao invés de seguir o curso de administração na FAAP. Rapidamente, ascendeu sob o comando de Telê Santana no "expressinho" do Tricolor Paulista e depois de explodir em competições com a Seleção Brasileira sub-20, foi contratado como estrela pela Internazionale. Sem conseguir se firmar em Milão, sofrendo com a pressão, acabou emprestado ao Napoli.

Chegou aos Partenopeo no ano de 1996, com 21 para 22 anos. Mas, também não conseguiu se firmar com a camisa do ex-clube de Maradona. Quando titular, pouco conseguia fazer, parecia não conseguir se dar bem com os holofotes. Seu único gol com a camisa napolitana foi diante da Lazio, em jogo válido pela Copa Itália. Copa Itália aliás onde o Napoli foi vice-campeão. Caio também marcou em seu pênalti na disputa da marca fatal contra a Internazionale, na semifinal. 

Acabou deixando os napolitanos ao final da temporada, vestindo a camisa do clube por 25 vezes e marcando um gol apenas. Apesar da passagem ruim, Caio acabou criando carinho pelo clube, tendo imagens inclusive comemorando efusivamente a vitória da equipe diante do Manchester City, em 2011, que valeu a vaga no mata-mata da Liga dos Campeões. Aliás, ele nunca conseguiu se firmar na Europa, voltando ao Brasil e tendo passagens interessantes, principalmente em Santos, Flamengo e Botafogo.

Talvez por ter saído muito jovem, talvez por realmente não ter feito uma boa escolha ao ser jogador, mas Caio Ribeiro nunca acabou conseguindo atingir seu potencial no futebol. Num caso relativamente parecido, Kaká acabou conseguindo estourar e virou ídolo no Milan, onde é guardando com carinho até hoje pelos torcedores. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações