A frustrada passagem de Dinamite pelo Barcelona

Por Lucas Paes

Dinamite não foi bem com a camisa do Barcelona

Roberto Dinamite é um dos maiores, se não o maior, ídolo da história do Vasco da Gama. O ex-atacante foi um dos maiores fazedores de gol que o Brasil já produziu e marcou mais de 700 gols com a camisa vascaína. Em 1980, ainda no auge da forma, o Vasco não conseguiu segurar o assédio europeu, numa época em que não era tão comum assim que brasileiros fossem para a Europa, e Dinamite acabou indo ao Barcelona.

Foi ainda um dos primeiros brasileiros a vestir a camisa azulgrana, efetivamente o quinto a realmente jogar partidas oficiais pelo clube, numa época em que o êxodo brasuca para a Europa era ainda pequeno. Chegou para substituir Krankl, que havia brigado com o ídolo catalão Kubala, que era diretor culé na época.

Roberto Dinamite chegou ao clube mostrando toda sua categoria e estreou contra o Almeria marcando dois gols, mas sua passagem acabou abreviada após a saída do treinador Joaquin Rife e a chegada do lendário Helenio Herrera, que não deu chances ao brasileiro. Foram apenas 11 jogos e três gols pelo clube.

Nessa época ocorreu um dos episódios mais curiosos da carreira de Dinamite, que foi procurado pelo Flamengo e até acertaria com o clube rubro-negro, não fosse a intervenção de Eurico Miranda, que avisou para Dinamite não assinar com o Flamengo que o Vasco o traria de volta. Dito e feito, apenas três meses depois de deixar o cruzmaltino acabou retornando a São Januário, com festa da torcida. E no primeiro jogo, um show: 5 a 2 sobre o Corinthians, com Roberto fazendo todos os gols do Vasco na partida.

A história do Barça com brasileiros, que começou a ter dias mais brilhantes com Evaristo, eterno ídolo do clube catalão, passaria a ter mais brilho com a chegada de nomes como Romário e Ronaldo nos anos 1990, ainda que o zagueiro Aloísio tenha boa passagem pelo clube no final dos anos 1980. Hoje, o Barça é o destino do sonhos de vários meninos que jogam bola pelo Brasil e a relação é mutua, já que os azulgranas possuam contribuições enormes de brasileiros. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações