A estreia de Telê Santana na Seleção Brasileira

Por Lucas Paes

Mesmo sem títulos, Telê Santana virou uma lenda no comando da Seleção Brasileira

Em 1980, mais precisamente no dia 12 de fevereiro, Telê Santana foi anunciado por Giulite Coutinho como novo treinador da Seleção Brasileira. Na época, o treinador tinha, entre suas principais conquistas, um Brasileirão no Atlético Mineiro, um campeonato gaúcho pelo Grêmio e um Carioca pelo Flu. Era, porém, reconhecido dentro do Brasil. Em 2 de Abril de 1980, o Maracanã foi testemunha do começo de uma das eras mais românticas da Seleção Canarinho, que deixa suadades no torcedor até hoje. Pois, naquele dia, numa goleada por 7 x 1 para cima da Seleção de "Novos", começava a era do "mestre" Telê na Seleção Brasileira.

Apenas 12 mil pagantes foram ao "Maior do Mundo" naquele dia, para testemunhar um verdadeiro esquadrão na seleção principal. Telê levou a campo nomes como Júnior, Nelinho, Falcão, Zico, Reinaldo e Sócrates. Do outro lado, a "seleção" de novos, lotada de revelações do futebol brasileiro, tinha momes como Mauro Galvão, Biro-Biro e Baltazar (que jogou dos dois lados). Mas não havia como bater o verdadeiro esquadrão canarinho no campo.

O jogo começou com o Brasil indo com tudo pra cima. Com 5 minutos, Joãozinho cruzou e a redonda sobrou em Falcão, que marcou um golaço chutando da entrada da área, após Zico apenas encostar na bola. Os novos tentaram responder com Marinho, que dançou pra cima de Luizinho e cruzou para Rômulo chutar por cima. Pouco depois, Joãozinho de novo cruzou e Reinaldo cabeceou para as redes, ampliando. Depois, o Brasil teve pênalti em que Zico cobrou bem, Marolla até acertou o canto mas o placar ficou em 3 a 0. Era nítida a superioridade do time principal do Brasil, em um jogo onde também havia pouca intensidade do lado do time de jovens.

Depois, Zico parou em Marolla na tentativa do quarto gol, após linda jogada do Brasil principal. Ai foi a vez dos novos atacarem, com Baltazar tocando para Cristovão obrigar Carlos à fazer boa defesa. Ainda deu tempo de Biro Biro perder chance incrível, após linda jogada de Rômulo, que cruzou para o meia perder de cabeça frente a frente com o gol vazio. Antes do fim do primeiro tempo, Luiz Cláudio acertou a trave após boa jogada individual. A etapa inicial terminou 3 a 0.

Gols e lances do jogo

Logo no começo da segunda etapa, o time de novos fez seu gol. Após uma jogada complicada que teve inclusive um chapéu de Rômulo, Robertinho completou para as redes e diminuiu o marcador. A "onça" acabou sendo cutucada com vara curta. Pouco depois, a seleção principal fez linda jogada, que incluiu um calcanhar de Sócrates, uma deixada de Zico e a finalização de Joãozinho para as redes, uma pena que o lance foi anulado por impedimento. O quarto finalmente veio numa jogada maravilhosa em que Sócrates tocou de calcanhar, frente a frente com o goleiro, para Reinaldo ficar com o gol vazio a sua frente e ampliar o marcador. Brasil "adulto" 4, Brasil "jovem" 1. 

O show continuou com outro gol de Reinaldo, dessa vez após linda jogada de Zico, completada pelo matador do Galo. O sexto veio após Zé Sergio sofrer outro pênalti, cobrado novamente por Zico. A curiosidade veio no último gol do jogo. Baltazar, parte da Seleção de Novos, entrou no time principal devido a falta de opções que Telê tinha no momento. Entrou e cabeceou de maneira espetacular um cruzamento de Joãozinho para fechar o marcador. A "Era Telê" se iniciava com um passeio do Brasil para cima do... Brasil.

A Seleção Canarinho ainda teve outro amistoso extra-oficial, diante da Seleção Mineira, antes da estreia oficial do "mestre", em um duelo entre Brasil e México no Maraca, que terminou com vitória canarinho por 2 a 0. Mesmo sem conquistar títulos, Telê Santana montou um esquadrão que marcou a história como um dos maiores times que o mundo já viu e que deixa saudosas saudades nos torcedores brasileiros, que relacionam o time de Telê, principalmente na Copa do Mundo de 1982, com um futebol romântico que, infelizmente, não existe mais.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações