Copa Paulista 2019 começa neste domingo

Com informações de Ruben Fontes Neto / Federação Paulista de Futebol


Principal torneio do futebol paulista no segundo semestre e porta de entrada para os torneios nacionais, a Copa Paulista tem neste domingo (23) o início de mais uma edição, a 20ª. O campeonato é uma espécie de 'peça-chave' na história dos clubes tradicionais que buscam retornar ao cenário nacional ou dos emergentes do futebol paulista que também tentam alavancar a reputação.

Em 2019, o torneio reunirá 24 equipes das três principais séries, que vão desde o Corinthians retornando ao torneio até o estreante EC São Bernardo, passando pela Ferroviária e Votuporanguense, finalistas da última edição.

O regulamento é bem simples. Na primeira fase os times estão divididos em quatro grupos de seis equipes cada. Os quatro melhores avançaram para formar mais quatro grupos.

A principal novidade estará na terceira fase. Antes disputada em mata-mata, ela reunirá oito clubes divididos em dois grupos, de onde sairão os semifinalistas.

Outra modificação no regulamento é o tempo do torneio. Antes iniciado em meados de julho, ele foi adiantado para junho. Com isso, o tempo entre os jogos estarão mais espaçados, deixando de ter partidas no meio de semana.

Mais do que consolidada, a Copa Paulista dará aos finalistas a opção de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil. Para atingir o nível nacional, porém, antes é preciso passar pelos obstáculos regionais e estaduais. Conheça os postulantes ao título da edição de 2019:

Grupo 1
Batatais - Comercial - Ferroviária - Linense - Mirassol - Votuporanguense

BATATAIS


O Batatais disputa mais uma vez a Copa Paulista. Em 2019, o time desafia o seu histórico, que tem como melhor campanha o 15º lugar de 2014. Para surpreender, o time aposta em Piá (foto). Ex-jogador de Corinthians, Santos e Ponte Preta, ele será o treinador da equipe. Entre os atletas, destaque para Renan, que é natural de Batatais e já jogou por Atlético-MG, Celta-ESP e Sampdoria-ITA.

COMERCIAL


Disputando a Segunda Divisão em 2018, o Comercial ficou fora da Copa Paulista. O acesso, porém, recolocou o time no Paulistão A3 e deu a oportunidade também do retorno à Copa Paulista. Vice-campeão em 2011, o time de Ribeirão Preto tenta novamente chegar nas finais para voltar aos torneios nacionais. O time terá o comando técnico do experiente Roberval Davino (foto), que pretende utilizar o torneio para formar uma boa base para a próxima temporada.

FERROVIÁRIA


Ferroviária vem sendo o principal time da Copa Paulista nos últimos anos. Finalistas nas últimas três edições, o time grená foi campeão em 2017. Disputando simultaneamente a Série D do Campeonato Brasileiro – e já com vaga garantida para 2020 -, o time usa a Copa Paulista para manter os atletas em atividade e já projetar uma parte do elenco para a próxima temporada. Responsável por levar o time ao vice de 2018 e às quartas de final do Paulistão Sicredi, Vinicius Munhoz (foto) segue no comando técnico.

LINENSE


Um dos clubes que mais ascenderam dentro do futebol paulista neste século, o Linense não vive seus melhores dias. Rebaixado no Paulistão em 2018, a equipe acabou fazendo má campanha no Paulistão A2 Sicredi deste ano e foi novamente rebaixada. O momento é de ‘juntar os cacos’ e começar a reconstrução. Tendo revelado atletas como Amoroso, Elano, Edu Dracena e Luis Fabiano, o técnico José Donizete de Lima assume a responsabilidade de conduzir a equipe até a final.

MIRASSOL


Frequente na elite paulista, o Mirassol se vangloria de ter uma das melhores estruturas do interior. O clube que já revelou Luiz Araújo, ex-São Paulo e no futebol francês, agora apostas as fichas no jovem Matheus Aurélio (foto), goleiro de apenas 19 anos e que foi titular da equipe no último Paulistão. Junto a outros jovens da base, ele será comandado por Ricardo Catalá, que chega com a missão de superar as campanhas de 2002 e 2008, quando o time parou na semifinal.

VOTUPORANGUENSE


O Votuporanguense realizou grande trabalho e foi campeão da Copa Paulista 2018. Como fruto, o clube disputou a Copa do Brasil nesta temporada. Por outro lado, a saída do técnico Rafael Guanaes acabou atrapalhando os planos e o desempenho no Paulistão A2 Sicredi foi apenas mediano. O time alvinegro busca agora repetir o sucesso de 2018. Capitão da equipe, o experiente meia Ricardinho deve ser o pilar do time treinado por Rogério Mancini (foto), que vem do Goianésia-GO para assumir o comando técnico.

Grupo 2
Atibaia - Inter de Limeira - Noroeste - Rio Claro - Velo Clube - XV de Piracicaba

ATIBAIA


Um dos emergentes do futebol paulista, o Atibaia ficou no quase em 2018 ao ser derrotado na semifinal pelo Votuporanguense. Em 2019, o time novamente não conseguiu atingir seu objetivo e ficou de fora do mata-mata do Paulistão A2 Sicredi. Para superar as campanhas anteriores, o time aposta em João Vallim (foto). Vice-campeão da Copa Paulista em 2017, o técnico subiu com a Inter de Limeira para a elite, mas acabou deixando o clube. No Atibaia, espera repetir a história para colocar ainda mais conquistas no seu currículo.

INTER DE LIMEIRA


Campeã paulista em 1986, a Inter de Limeira estará de volta à elite em 2020 após o vice-campeonato do Paulistão A2 Sicredi. Empolgada pelo bom momento, o clube agora quer conquistar o título inédito da Copa Paulista. Em 2017, o time foi vice-campeão após perder nos pênaltis para a Ferroviária. O técnico da equipe será Edilson Santos, ex-auxiliar de João Vallim. Ele terá a disposição a base que conquistou o acesso, reforçada por alguns atletas que fizeram boas campanhas no primeiro semestre por outras equipes, como Bruno Formigoni (ex-Rio Claro - foto) e Vinícius Pivetta e Ferrugem (ex-Monte Azul).

NOROESTE


Campeão em 2005 e 2012, o Noroeste não chega cercado de muitas expectativas para a disputa da Copa Paulista 2019. A equipe será comandada por Adriano Kanaã, que chega junto com Diego Souza (foto) e Chico (ambos ex-Palmeiras). Juntos, eles têm a missão de superar a desconfiança da torcida e construir uma base para a disputa do Paulistão A3 do ano que vem.

RIO CLARO


Eliminado nas quartas de final do Paulistão A2 Sicredi, o Rio Claro volta a campo na Copa Paulista com novidades. O técnico Edson Vieira assume o comando do time, no lugar de Adilson Teodoro, que será o coordenador técnico. Grande parte do elenco deixou o clube após o campeonato estadual. Sendo assim, o novo comandante terá a missão de fazer atletas como Roger Bernardo (ex-Palmeiras - foto) e Gustavo Sapeka ganharem entrosamento com reforços e jovens promovidos das categorias de base.

VELO CLUBE


Melhor time da fase inicial do Paulistão A3, tendo terminado invicto, o Velo Clube teve uma grande decepção ao ser surpreendido pelo Osasco Audax nas quartas e perder a vaga ao ser derrotado em casa. O clube quer deixar o gosto amargo da eliminação para trás para fazer história na Copa Paulista. Semifinalista em 2011 e 2012, o Velo Clube manteve a base do primeiro semestre para chegar em sua primeira final e conseguir uma inédita participação em um torneio nacional. Fernando Souza, ex-Primavera, será o comandante.

XV DE PIRACICABA


O XV de Piracicaba chegou perto do acesso para a elite paulista, mas viu a vaga ser perdida para a Inter de Limeira, nos pênaltis. Apesar disso, o trabalho no Paulistão A2 Sicredi foi considerado satisfatório e a base do time foi mantida, assim como o técnico Tarcísio Pugliesi (foto). É apostando nesta continuidade que o XV de Piracicaba espera novamente chegar entre os melhores da competição. O time foi campeão em 2016 e vice em 2008.

Grupo 3
Corinthians - Desportivo Brasil - Juventus - Nacional - Portuguesa - Taubaté

CORINTHIANS


Maior vencedor do Paulistão – conquistou pela 30ª vez em 2019 -, o Corinthians também já foi campeão da Copa Bandeirante, uma antecessora da Copa Paulista. Em 2019, o time volta a jogar a copa estadual após sete anos de ausência. A equipe que entrará em campo será composta por jovens atletas sem espaço no time principal, mas com potencial. Entre os mais conhecidos da torcida estão o goleiro Caíque França, o meia Rodrigo Figueiredo e o zagueiro Guilherme Del’Amore. Eles serão comandados por Edson Leivinha, que está na base do clube com 2018 e tem experiência de ter trabalhado com Muricy Ramalho e Nelsinho Baptista. O time também joga o Brasileirão de Aspirantes (foto).

DESPORTIVO BRASIL


A ligação Brasil-China-Portugal seguirá ditando o tom em Porto Feliz, sede do Desportivo Brasil. O clube brasileiro, filiado ao Shadong Luneng-CHN, terá novamente o português Simão Freitas (foto) no comando. Com ele, o time alcançou a semifinal do Paulistão A3 e ficou muito próximo do acesso. O elenco teve alguns jogadores mantidos, como o atacante Marcelo Campanholo, que se juntará aos jovens das categorias de base na missão de levar o time portofelicense a um próximo estágio.

JUVENTUS



A Copa Paulista vai para sua 20ª edição. Ausente apenas nas edições de 1999 e 2002, o Juventus é o recordista em participações. Em campo, porém, o título de 2007 foi o último grande resultado da equipe. A melhor campanha na década foi o sexto lugar em 2013. Por isso, a expectativa da torcida é que o clube dê prosseguimento ao momento de evolução que tem a segunda fase da Copa Paulista e a classificação para as quartas do Paulistão A2 Sicredi como últimos resultados. Alex Alves (foto), ídolo como atleta, segue no comando da equipe, que terá a manutenção de alguns nomes do primeiro semestre.

NACIONAL


O Nacional completou 100 anos em fevereiro. Este, porém, foi o único fato comemorado no primeiro semestre. Em campo, o time acabou rebaixado no Paulistão A2 Sicredi. Apesar do resultado negativo, a diretoria optou por manter o técnico Jorginho, ex-Palmeiras e Portuguesa, na esperança de que o conjunto possa fazer o time ir longe na Copa Paulista. Quem está de volta é o goleiro Felipe Lacerda (foto), que conquistou o acesso da A3 para a A2 com o Nacional em 2017.

PORTUGUESA


Pelo terceiro ano consecutivo a Portuguesa irá disputar a Copa Paulista na esperança de voltar ao cenário nacional. Em 2017, o time rubro-verde foi até a semifinal e chegou perto. Ano passado, porém, a eliminação precoce ainda na fase inicial. No Paulistão A2 Sicredi, o time também não fez boa campanha, sendo eliminado antes do mata-mata. Visando uma boa fase, a Portuguesa foi atrás do lateral Zé Maria (foto). Presente no vice-campeonato brasileiro de 1996 e com passagens pela Seleção Brasileira, ele chega para alavancar a moral da equipe.

TAUBATÉ


Tradicional time do interior, o Taubaté participou da primeira edição da Copa Paulista em 1999, quando ficou em quarto lugar. Esta, porém, é a melhor campanha do clube na história, já que as outras tentativas foram frustradas. Para surpreender e conquistar uma vaga na final, o time aposta em um técnico caseiro. Natural de Taubaté, Fábio Gomes estreará na função e comandará o time que tem remanescentes do Paulistão A2 Sicredi, em que o time foi quadrifinalista, e reforços como Alan Mota, Rodriguinho (foto) e Elton Morelatto.

Grupo 4
Água Santa - Grêmio Osasco - Ponte Preta - Santo André - EC São Bernardo - São Caetano

ÁGUA SANTA


Líder geral da primeira fase do Paulistão A2 Sicredi, o Água Santa pintou como grande favorito ao acesso. O time de Diadema, porém, sucumbiu diante do Santo André e terminou na terceira colocação. Sem vaga na elite garantida, o time espera te melhor sorte na Copa Paulista. Uma das apostas para isso é o técnico Fernando Marchiori. Comandante do Santo André, campeão da A2, ele se mudou para Diadema. Ele terá os nomes dos remanescentes Diogo Marzagão (foto) e Luan para ajudar na montagem do novo elenco.

GRÊMIO OSASCO


Com média de idade em torno de 21 anos, o Grêmio Osasco espera surpreender na Copa Paulista. Após campanha mediana no Paulistão A3, em que ficou de fora do mata-mata, o técnico Márcio Grippi saiu e o ex-auxiliar Luis Carlos (foto) foi promovido para dirigir a equipe. O zagueiro Jonathan, ex-Bragantino, é o principal reforço para a competição. Outros atletas que estão emprestados à Caldense-MG podem chegar no decorrer do campeonato.

PONTE PRETA


Na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta terá em paralelo a disputa da Copa Paulista. O elenco, porém, não será o mesmo. O time campineiro apostará em atletas sub-23, que disputam também o Brasileiro de Aspirantes. O técnico Ângelo Foroni contará também com atletas estrangeiros em período de adaptação. A equipe também disputa o Brasileirão de Aspirantes (foto).

SANTO ANDRÉ


O Santo André foi campeão do Paulistão A2 Sicredi no primeiro semestre. O título recoloca o time na elite em 2020 e dá motivação para a equipe buscar bons resultados na Copa Paulista. Para isso, o time do ABC terá que superar as saídas de alguns jogadores e do técnico Fernando Marchori. Para o seu lugar, Zé Carlos Palhavam (foto) reassume o time. Entre algumas passagens, ele foi o responsável por revelar Ricardo Goulart em 2007.

EC SÃO BERNARDO


84 equipes já entraram em campo na história da Copa Paulista. Na edição 2019, o EC São Bernardo fará sua estreia e se tornará a 85ª equipe a disputar o torneio em 20 edições. Para não fazer feio, a equipe alvinegra de São Bernardo do Campo trouxe o técnico Regis Angeli (foto), vice-campeão do Paulistão A3 pelo Monte Azul. Além dele, o clube trouxe o experiente Francisco Alex, além de outras peças que se juntam para tentar fazer história pelo clube.

SÃO CAETANO


Se 2018 foi um ano em que o São Caetano voltou a ter bons momentos, chegando nas quartas de final do Paulistão e garantindo vaga na Série D de 2019, este ano a equipe não conseguiu cumprir os objetivos. Rebaixada no campeonato estadual, o time foi eliminado ainda na fase inicial da Série D. Para não perder tempo e novamente participar do torneio nacional no ano que vem, o clube espera usar a Copa Paulista como atalho. O comando técnico segue com Luiz Gabardo (foto), que dirigiu o time na Série D.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações