Bellini - O capitão de 1958

Fotos: arquivo CBF

A cena que ficou imortalizada no futebol mundial

Um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, Hilderaldo Luís Bellini, ou simplesmente conhecido pelo sobrenome Bellini, completaria 89 anos se estivesse vivo. Ídolo do Vasco e respeitado no São Paulo, o grande jogador foi o capitão da Seleção Brasileira no título mundial de 1958, levantando a taça. Foi imortalizado com uma estátua no Maracanã.

Nascido em Itapira, interior de São Paulo, Bellini começou na Itapirense, de sua cidade natal em 1946, e teve uma passagem pelo Sanjoanense antes de chegar ao Vasco, onde se profissionalizou em 1952, época de renovação do Expresso da Vitória. Seu estilo de jogo aguerrido garantiu a ele um lugar de destaque no plantel cruz-maltino.

Em 9 anos atuando na Colina, foram mais de 400 jogos e diversos títulos: tricampeonato carioca, Torneio de Paris, Teresa Herrera, Rio São-Paulo, dentre outros. Em 1962 foi para o São Paulo, onde ficou até 1967, e ainda jogou no Atlético Paranaense, onde encerrou a carreira em 1969.

Bellini recebendo a taça de campeão do mundo

Pela Seleção Brasileira, Bellini foi o capitão na conquista da Copa do Mundo de 1958, imortalizando o gesto de erguer a taça sobre a cabeça após o recebimento do título. Em 1960, uma estátua de 9 metros de altura foi inaugurada na entrada principal do Maracanã. Embora muito se fale sobre quem seria o homenageado da obra, fato é que ela se tornou conhecida como “Estátua do Bellini”, e é referencial para todos os frequentadores do estádio desde então.

Bellini, que sofria do Mal de Alzheimer nos últimos dezoito anos de sua vida, morreu no dia 20 de março de 2014 na cidade de São Paulo, em decorrência de complicações causadas por parada cardíaca. Seu corpo foi velado no salão nobre do São Paulo Futebol Clube e sepultado em Itapira, sua cidade natal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações