sábado, 1 de junho de 2019

A estreia de Gylmar dos Santos Neves no Corinthians

Foto: Arquivo SCCP

Gylmar em ação no Pacaembu, contra a Portuguesa

No dia 26 de maio de 1951, um ídolo do futebol nacional fazia sua primeira partida defendendo o gol Alvinegro. Gylmar dos Santos Neves (ou, simplesmente, Gilmar) estreou com a camisa do Corinthians num amistoso contra o Madureira (RJ), no Estádio do Pacaembu. 

Na ocasião, o coringão venceu por 8 a 2, com gols de Carbone (3), Nelsinho, Luizinho (2) e Nardo (2). Naquele dia, o Timão foi a campo com Gilmar; Homero e Rosalem (Alfredo); Idário, Ciciá e Julião (Roberto); Jackson, Luizinho (Eduardo), Nardo, Carbone (Jonas) e Nelsinho (Colombo). O técnico era Newton Senra. Ídolo do Corinthians durante toda uma década, Gilmar defendeu o gol corinthiano de 1951 a 1961. 

Foram 395 jogos e quatro títulos conquistados: o bicampeonato Paulista de 51/52, o estadual de 1954 e o Torneio Rio-São Paulo do mesmo ano. Vindo do Jabaquara de Santos, sua cidade natal, teve um início difícil no Timão, em seu primeiro ano, tornando-se titular em 1952 – ano do bicampeonato Paulista.

Seguro, elástico e arrojado, foi uma das principais figuras da conquista do título paulista do IV Centenário, em 1954, principalmente por suas defesas no empate em 1 a 1 contra o rival, Palmeiras, que garantiu o troféu ao Alvinegro. Nesse período, Gilmar defendeu, também, a seleção brasileira.

Em 1958, ajudou o Brasil a conquistar a sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. Pela seleção canarinho, Gilmar atuou em 94 jogos, entre 1953 e 69, tendo participado também do bicampeonato mundial, no Chile, em 1962, quando já não era mais jogador do Timão. Em 1961, aos 31 anos, Gylmar dos Santos Neves deixou o Timão para voltar à sua cidade natal, onde defenderia o Santos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações