O desmaio do zagueiro Paulão em sua apresentação no São Paulo

Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Paulão desmaiado em sua apresentação no São Paulo FC

Um jogador que sai de um time pequeno para um grande sempre vive grandes expectativas. É uma mudança na carreira, que pode trazer a tão sonhada independência financeira, mas também aumentam pressão e responsabilidade. Alguns atletas sentem isso dentro de campo, outros já nos primeiros instantes, como foi o caso de Paulo Frederico Benevenute, o Paulão, que desmaiou em sua coletiva de apresentação no São Paulo, em 1999.

Zagueiro que se mostrou firme atuando pelo Mogi Mirim, principalmente no Campeonato Paulista de 1999, chamou a atenção dos grandes clubes do futebol brasileiro e o São Paulo venceu a disputa para levar o atleta. A apresentação de Paulão foi marcada para o dia 25 de julho.

Só que Paulão não comeu nada no dia da sua apresentação que aconteceu a tarde. Pouco depois das 5h30, Paulão deixou Mogi Mirim, cidade de seu ex-clube, para uma maratona - viagem cansativa, exames médicos em hospitais e reunião para tratar de negócios, tudo sem almoço. Fora isto, o nervosismo em se apresentar em um dos maiores times do país.

Na hora de conceder a entrevista a uma emissora de televisão, ele caiu sobre um banco de cimento ao seu lado esquerdo. Foi uma queda brusca, não evitada nem mesmo pelo esforço do surpreso repórter. Enquanto uns corriam atrás de água ou chamavam o médico, o ex-jogador Cláudio, empresário que intermediou o negócio, tentava explicar o que estava acontecendo. "Ele não comeu nada desde manhã", contou.

"Houve um descuido do Paulão com a alimentação, aliado a um pouco de ansiedade", explicou o médico José Sanchez, responsável pelo pronto atendimento. O diagnóstico foi uma hipoglicemia - taxa baixa de acúçar no organismo. "É algo normal que pode acontecer com todo mundo." Sanchez tranquilizou a todos quanto à saúde do jogador. "Ele fez todos os exames necessários e é perfeitamente saudável", garantiu o médico.

Reportagem da apresentação do jogador

Paulão, que é chamado de Desmaio, diz que até hoje brincam com ele sobre o fato. "Continuam lembrando porque a internet ajuda [risos]. Levo na brincadeira, tenho amigos e pessoas que perguntam. Mas a minha carreira não foi pautada só pelo desmaio. Tem que saber levar, e levar na alegria, porque se você não conseguir sorrir com as coisas pequenas, não saberá sorrir com as grandes".

Paulão, em 2000, saiu do São Paulo, rodou times do Brasil e exterior e aposentou dos gramados em 2009, pelo Madureira. Hoje ele é "tietado" pelos pais são-paulinos, que recordam-se das suas atuações com a camisa do time do Morumbi. E sobre o desmaio, ele encerra o assunto com bom humor. "Agora tomo café", diverte-se.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações