Santos FC: 107 anos de história e inúmeras conquistas

Por Lula Terras

Os grandes troféus conquistados pelo Santos FC nos anos 60: máquina de títulos

Quem diria que um clube fundado no dia 14 de abril, de 1912, justamente, num domingo, por iniciativa de três esportistas da cidade se tornaria num dos times mais importantes do Mundo, o que justifica, contar em sua galeria, com vários troféus das principais competições estaduais, nacionais e internacionais, dentro e fora das quatro linhas do gramado. 

Conta, também, com o orgulho de parado duas guerras e detentor da marca de ser o clube, com o maior número de gols assinalados. Em 2018, o time anotou mais de 12.500 gols, números bem acima de qualquer outra agremiação, em todo o mundo. Temos o orgulho ainda de ser o berço do Rei Pelé, que dispensa apresentações. Ele formou ao lado de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe, o melhor ataque de toda a história do futebol. 

O Santos, para quem não sabe surgiu pelo trabalho de Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, que convocaram uma assembléia na sede do Clube Concórdia, localizado na época na Rua do Rosário, número 8, hoje, Rua João Pessoa, próximo aos números 8 e 10, no Centro da Cidade.

Em toda a década de 60, não passou um ano que não tenha conquistado ao menos um título importante. Foi neste período em 61 e 62, em que conquistou o título da Libertadores da América e, em 62 e 63, o Mundial Interclubes, que tinha a denominação de Intercontinental. Porém, para mim, foi em 1969, que o clube realizou sua maior proeza, ao excursionar por países africanos e motivar a paralisação de duas guerras locais, na República do Congo, onde jogou contra o selecionado local, mais conhecida por Leopardos. E na Nigéria, onde acontecia uma guerra civil, que ficou conhecida, como a Guerra de Biafra. 

O fato interessante ocorrido foi a autorização especial para a travessia da delegação santista do Congo para a Nigéria, uma vez que devido ao conflito entre os países, estava suspensa essa ligação. Os santistas foram recebidos com festa, no país e no jogo contra a seleção nigeriana, o resultado acabou num empate em 2 x 2. Na sequência seguiram para Moçambique, onde venceu a seleção de Lourenço Marques, capital do país, por 1 x 0.

Libertadores 2011: títulos importantes recentes

Na década de 70, também vitoriosa, apenas nos anos de 74, 76 e 79, não tem registros de conquistas de peso. O grande destaque nesta década fica por conta da equipe denominada Meninos da Vila, com uma mescla de jovens valores formados na base, como Pita, Juary, Nilton Batata, entre outros, com outros mais experientes, caso do maestro Airton Lira, Nelsinho Batista, Gilberto Sorriso, que acabou levantando o título Paulista numa final memorável contra o São Paulo FC. 

A partir daí as coisas não estavam muito boas para a torcida, que se viu obrigada a acompanhar elencos muito ruins, mas que, felizmente, nada que resultasse no rebaixamento de divisão nas competições oficiais. Na década de 80, o destaque fica por conta do título Paulista, em cima do Corinthians, com vitória de 1 x 0, gol de Serginho Chulapa. Mesmo com a má fase, o clube teve o reconhecimento, pela Fifa, de ter sido,durante todo o século XX,o quinto melhor do mundo e o primeiro de todas as Américas. 

Veio o século XXI, e com isso,o Santos dos novos tempos,também mostra sua força,com importantes conquistas, e o surgimento de novas safras vitoriosas. Nos últimos 15 anos, essas foram as principais conquistas do Clube: Campeão Brasileiro em 2002 e 2004; Copa do Brasil de 2010; Campeão Paulista em 2006, 2007, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016; a Recopa de 2012, e o principal, deles, a Libertadores de 2011, pela terceira vez em sua história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações