O começo de Roberto Carlos no União São João

Por Lucas Paes

Roberto Carlos chegou à Seleção Brasileira quando ainda defendia o União São João
(foto: Gazeta Press)

Roberto Carlos, que está completando 46 anos neste 10 de abril, é considerado por muitos como o melhor lateral esquerdo que o Brasil já produziu. Ídolo do Real Madrid, jogou ainda por times como Corinthians, Palmeiras e Internazionale, entre outros. Porém, o inicio meteórico do jogador se deu no interior de São Paulo, na época em que um time de Araras começava a chamar a atenção do país do futebol, o União São João foi o palco do início do lateral dos chutes fortes. 

Roberto Carlos começa a aparecer no time uniense em 1991. Naquele ano, o Verdão disputou a Copa Benedito Teixeira, que classificava para o Brasileirão, e o Paulistão. Aos poucos, tanto na ótima campanha da Copa Benedito Teixeira quanto no decorrer do Paulistão, Roberto Carlos se firmou como titular da equipe, de onde não sairia mais e de onde, como uma arara, alçaria voos mais altos. Seria em 1992 que Roberto Carlos despontaria na carreira.

Constantemente convocado para as Seleções de base, Roberto Carlos fez parte do time Sub-23, mesmo antes de completar 19 anos, que disputou o Pré-Olímpico, realizado no Paraguai, que dava vaga para Barcelona 1992. Apesar do "lateral-esquerdo prodígio", o Brasil não conseguiu a vaga olímpica. Vale lembra que devido a idade, Roberto Carlos ainda conseguiu jogar o Pré-Olímpico de 1996, que foi realizado na Argentina, onde o Brasil foi campeão, e ainda conquistou a medalha de bronze em Atlanta 1996.

Em um time do União São João que fez campanha boa na série B, Roberto foi titular e um dos destaques do time, que também contava com o goleirão Velloso. Com a virada de mesa que ocorreu naquele ano para beneficiar o Grêmio, o alviverde de Araras acabou beneficiado e subiu junto a outros 11 times para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 1993. O time havia ficado na oitava colocação.

Ao lado de Velloso: foram companheiros de equipe pela primeira vez

No Paulistão, que foi realizado no segundo semestre, a equipe ficou em quarto lugar no grupo B, dos times “menores” e se classificou para o Grupo A em 1993. Ainda jogando pelo União, acabou convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez, em 1992, estrando em amistoso contra os Estados Unidos, em fevereiro. 

Em agosto de 1992, antes do estadual, passaria por empréstimo pelo Galo, em história já contada no site. Acabou deixando o União São João no final daquele ano. Despertando interesse de diversos clubes, acabou negociado com o Palmeiras, que na época começava a contar com sua histórica parceria com a Parmalat. O resto, diz o velho jargão, é história, e que história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações