Mirandinha no Newcastle - O primeiro brasileiro no futebol inglês

Por Victor de Andrade
Fotos: arquivo Newcastle

Mirandinha no Newcastle: foram 67 jogos e 24 gols pelo clube inglês

Palmeiras e Fortaleza, atuais campeões das séries A e B, fizeram neste domingo o jogo que foi considerado a abertura do Campeonato Brasileiro de 2019. Um jogador que brilhou com a camisa de ambas as equipes foi pioneiro no futebol inglês: trata-se do cearense de Chaval Francisco Ernandi Lima da Silva, o Mirandinha, que foi defender o Newcastle, em 1987, tornando-se o primeiro jogador daqui a atuar na terra da Rainha.

Atualmente, é quase consenso que a Premier League, o Campeonato Inglês, é o mais valioso do mundo, já que é o mais rentável economicamente e há mais equipes com chances de disputar o título do que na Espanha, Alemanha ou Itália, por exemplo. Porém, este cenário já foi diferente: na segunda metade da década de 80, os times ingleses foram suspensos das competições europeias, por causa da violência dos hooligans. A 'gota d'água' foi a tragédia de Heysel, onde torcedores do Liverpool, na final da Liga dos Campeões, contra a Juventus, criaram um conflito onde morreram 39 pessoas.

Com este 'embargo esportivo', os times ingleses saíram da principal vitrine continental e ficaram anos jogando apenas internamente. Nessa época era raro jogadores estrangeiros no futebol inglês. Primeiro porque não havia as competições continentais e segundo porque a Lei Esportiva Inglesa só permitia atletas de outros países que já haviam defendido suas respectivas seleções. Aí entra Mirandinha.

O então centroavante do Palmeiras foi titular da Seleção Brasileira, dirigida então por Carlos Alberto Silva, na Taça Stanley Rous de 1987, com direito a marcar o gol do empate do time canarinho com a Inglaterra, em 1 a 1, em pleno Wembley, no dia 19 de maio. A atuação do artilheiro do Verdão, que era muito mais conhecido pelos gols do que a técnica, chamou a atenção de clubes ingleses e ele acabou sendo negociado com o Newcastle.

Foi uma transferência inesperada não só para o jogador mas para todo o país em virtude do mercado inglês, até aquela oportunidade, não absorver contratação de sul americanos. Se as portas para brasileiros eram fechadas no futebol inglês, naquele momento, a abertura se deu após o golaço com a camisa da Seleção Brasileira, em um amistoso contra a Inglaterra. Foi ai que Mirandinha ficou famoso na Terra da Rainha e se tornou o primeiro brasileiro na primeira divisão do Campeonato Inglês (ainda não tinham formado o que é hoje a Premier League) ao defender as cores do Newcasttle.

Mirandinha ficou duas temporadas no futebol inglês

"Para qualquer profissional de futebol seria um momento de muita satisfação e de muita alegria. Pra mim não foi diferente. Eu tive a felicidade de me tornar o primeiro brasileiro a jogar na Liga principal da Inglaterra. É uma marca que vai me carregar até enquanto eu estiver aqui. Mas eu fico feliz com isso e acho legal que eu sempre sou lembrado. Fico muito feliz por tudo que construí", destacou.

Mesmo sem falar uma palavra em inglês (foi um amigo que morava na Inglarerra que o ajudou na negociação), o atacante acumulou grandes atuações na sua primeira temporada e foi acolhido pela torcida dos Magpies. Na edição 1987/1988 do Campeonato Inglês, anotou 13 gols em 33 jogos e ajudou o time a ficar na 8ª posição.

Na época, o futebol inglês tinha muita jogada aérea e Mirandinha, que não é alto, tinha que se aplicar para jogar. A segunda temporada não saiu nada como planejado, e o time caiu para a segunda divisão, ocupando a lanterna. Mirandinha então decidiu voltar ao Brasil para atuar no Palmeiras. Mais tarde, em 1991, após, inclusive uma passagem pelo Corinthians, Mirandinha defendeu o Fortaleza, onde foi campeão estadual.

Apesar do pouco período de Mirandinha no clube, a torcida do Newcastle tinha uma música especial para ele, que anotou 24 gols em 67 partidas com a camisa do Newcastle e ainda ganhou uma música da torcida. “We’ve got Mirandinha, he’s not from Argentina, he’s from Brazil, he’s fucking brill” (em português, “Nós temos Mirandinha, ele não é da Argentina, ele é do Brasil. Ele é brilhante”). Sem ser brilhante, Miradinha foi o primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra e abriu as portas para outros brasileiros a atuarem por equipes inglesas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações