Clássicos nas finais dos Estaduais é positivo, mas pode gerar preocupações

Por Lula Terras
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Corinthians e São Paulo irão decidir o Paulistão em dois jogos com torcida única

A volta dos grandes clássicos, na decisão dos títulos estaduais é a grande e positiva novidade que o futebol brasileiro nos apresenta, no início da atual temporada. Esse detalhe é mais importante, na medida em isso ocorre nos grandes centros esportivos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde estão as maiores forças esportivas do País. 

Em São Paulo a disputa fica entre Corinthians e São Paulo, que eliminaram, nas semifinais, respectivamente Santo e Palmeiras, que também estão enquadradas entre as grandes equipes brasileiras. No Rio de Janeiro, onde o grande destaque foi o regulamento, motivo de prolongados debates dentro da crônica esportiva, o título será disputado entre Flamengo (campeão da Taça Rio) e Vasco da Gama (campeão da Taça Guanabara). 

No Rio Grande do Sul, após quatro anos de espera, finalmente os torcedores gaúchos verão a decisão do Estadual entre as duas principais equipes: Grêmio e Internacional. Já, em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético Mineiro voltam a decidir o título. Em 2018, quem se deu melhor foi o Cruzeiro, com uma vitória convincente, por 2 a 0, sobre o Galo. 

Vale destacar que, essas decisões podem representar num bom retorno financeiro aos clubes e federações, uma vez que, certamente os estádios ficarão lotados de torcedores. Mas, aí vem outra questão, que vem minando o brilho e a sobrevivência do futebol, que é a violência, que tem provocado barbáries e já infelicitou centenas de famílias. 

Não bastasse a ação desmedida dos torcedores violentos, temos contra também, a incapacidade de nossas autoridades especializadas de promover ações efetivas para coibir. Para mim, não é obrigando a presença de torcida única, que vá resolver o problema. Todos que acompanham o futebol sabem que, os confrontos são geralmente, programados pelas redes sociais, e acontecem nas proximidades do estádio, e quase nunca, em seu interior, que já conta com sistemas de monitoramento, permitindo a localização e ação de imediato, no caso do surgimento de focos de divergências entre torcedores. 

Enfim, para nossa tristeza continua muita coisa errada acontecendo, mas fica a torcida que a luz verde seja acesa para o velho e bom futebol brasileiro, de lindas lembranças.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações