Bangu: 115 anos de muitas glórias

A volta olímpica no título carioca de 1966 (foto: reprodução SporTV)

O dia é de muita festa e comemorações no número 549 da Av. Cônego Vasconcelos, em Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, dia 17 de abril de 2019, o Bangu Atlético Clube completa 115 anos de tradição e pioneirismo dentro do futebol carioca e brasileiro.

O Gigante da Zona Oeste foi fundado por um grupo de operários britânicos da Fábrica Bangu que trouxeram a modalidade para o Brasil e decidiram fundar um “club“ ao verem o entusiasmo de seus colegas com futebol. Desde seu surgimento, o Alvirrubro esteve à frente dos movimentos de inclusão e democratização do futebol no Brasil: o clube está entre os primeiros a escalar atletas negros e operários, em um período em que o esporte era reservado à elite do país. 

Em seus 114 anos de história, o Bangu-RJ coleciona conquistas de expressão e deixou diversas marcas e memórias dentro do futebol nacional. O Gigante da Zona Oeste conquistou o Campeonato Carioca em duas ocasiões: em 1933 e 1966. O ápice do clube foi o vice-campeonato brasileiro em 1985, quando o Alvirrubro foi derrotado nos pênaltis pelo Coritiba.

A equipe campeã em 1933

Grandes craques vestiram a camisa do clube, como Domingos, Ademir da Guia e todo clã da família da Guia, completado por Médio, Ladislau, Luiz e até Neném, que atuou em apenas uma partida pelo clube. Além deles, jogadores da estirpe de Ado, Marinho, Mauro Galvão, Arturzinho, Jorge Mendonça, Moisés, Cabralzinho, Pinheiro, Zizinho, Marcão, Renato Gaúcho (este em fim de carreira), entre outros, envergaram o manto Alvirrubro.

Neste ano, o Bangu voltou a incomodar, se intrometendo entre os "grandes" do futebol carioca e sendo semifinalista do Estadual. O Alvirrubro da Zona Oeste sempre encantou seus apaixonados torcedores com um futebol vistoso e de muita raça, tanto em sua casa, o Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, ou fora de seus domínios, e por isso tem muito a comemorar nestes 115 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações