A bola rola para o Brasileirão Série B nesta sexta-feira


Começa nesta sexta-feira, dia 26, com a realização de quatro jogos, a edição de 2019 do Campeonato Brasileiro da Série B. São 20 clubes na disputa por uma das quatro vagas de acesso para a elite do futebol nacional.

O regulamento da competição segue o mesmo das edições anteriores. A Série B será disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos. Em cada turno, os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do primeiro turno serão realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido.

Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final, os quatro primeiros times ascendem para a Série A de 2020, da mesma forma que os quatro últimos serão rebaixados para a Série C do ano seguinte. O campeão ingressa diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020, a não ser Caso haja equipes brasileiras campeãs tanto da Libertadores 2019 quanto da Sul-Americana 2019, o campeão não terá direito a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020.

Critérios de desempate - Em caso de empate por pontos entre dois clubes, os critérios de desempate foram aplicados na seguinte ordem:
  1. Número de vitórias
  2. Saldo de gols
  3. Gols marcados
  4. Confronto direto
  5. Número de cartões vermelhos
  6. Número de cartões amarelos
  7. Sorteio
Confira as 20 equipes participantes:

América Mineiro - Depois de ter conquistado a Série B de 2017 e até ter dado mostras de que ficaria na Série A na temporada passada, o Coelho acabou rebaixado. Porém, o clube esperar voltar à elite com uma bela campanha neste ano.

Atlético Goianiense - O Dragão sonhou com o acesso em 2018, mas acabou ficando apenas com a sexta colocação no final. A equipe vem embalada para a Série B desta temporada depois de ter conquistado o título no Campeonato Goiano.

Botafogo - O Pantera vem fazendo bonito nas competições nacionais e o terceiro lugar na Série C do ano passado deu à equipe um lugar na Série B desta temporada. O Botafogo só precisa fazer um papel melhor do que no Paulista, onde escapou do rebaixamento na última rodada.

Bragantino - Depois do Paulistão, o clube fechou uma parceria com a Red Bull e boa parte do elenco do time da empresa de bebidas energéticas, que fez a melhor campanha na primeira fase do Paulistão e conquistou o Troféu do Interior, vai defender o Massa Bruta.

Brasil de Pelotas - O Xavante não vem em bom momento. No Campeonato Gaúcho, foi eliminado na primeira fase, junto com o rival Pelotas. Espera "mudar a chave" e fazer uma boa Série B, onde no ano passado ficou em 11º, e, quem sabe, sonhar com o acesso.

Coritiba - O Coxa Branca é sempre apontado como favorito quando está na Série B, mas no ano passado ficou apenas em 10º. Apesar de não ter ido à final do Paranaense, onde acabou vendo o rival Athletico conquistar o título com um time de aspirantes, o Coritiba espera uma boa campanha agora.

CRB - Depois de não passar da 12ª colocação em 2018 e ver o acesso do rival CSA para a elite do Brasileiro, o CRB quer fazer um belo campeonato. O Galo perdeu o título do Alagoano para o próprio Azulão.

Criciúma - O Tigre quer voltar à elite do futebol brasileiro, mas para isto precisa fazer uma campanha bem melhor que a do ano passado, onde brigou na parte de baixo da tabela, mas escapou do rebaixamento, ficando em 14º. No estadual, caiu para o Avaí na semi.

Cuiabá - Depois de muitos anos, a capital matogrossense volta a ter um representante na Série B do Brasileiro. O Cuiabá vem embalado após o vice da Série C no ano passado e o tricampeonato estadual, conquistado em cima do Operário Varzeagrandense.

Figueirense - O Figueirense é outra equipe que quer fazer um papel diferente do que o do ano passado, quando brigou contra o rebaixamento. A equipe, que nesta temporada foi semifinalista no Catarinense, caindo para a Chapecoense, esperar voltar à Série A do Brasileiro.

Guarani - O Bugre, aos poucos, vem se recuperando no cenário estadual e nacional. Para isto, precisa fazer mais do que o nono lugar da Série B do ano passado. O Guarani não fez um bom Campeonato Paulista, onde não correu riscos, mas não chegou perto de ir ao mata-mata.

Londrina - O Tubarão chegou a sonhar com o acesso na Série B do ano passado, caiu de produção no fim e terminou apenas em oitavo. Fez um Campeonato Paranaense razoável, terminando em quarto e agora espera lutar por uma das vagas na elite do Brasileirão em 2020.

Oeste - O clube que é originalmente de Itápolis mas que atualmente está em Barueri escapou do rebaixamento no ano passado por um triz, ficando em 16º. Chegou a brigar por uma vaga no mata-mata do Paulista, mas acabou ficando de fora.

Operário Ferroviário - Campeão da Série D em 2017 e da C em 2018, o Fantasma espera continuar nessa levada e chegar à elite do futebol brasileiro em 2020. O Operário foi quinto no Paranaense, mas crê que os bons resultados nos últimos anos elevem a moral do elenco nesta Série B.

Paraná - Depois de conquistar o acesso para a elite em 2017, o Paraná fez apenas figuração no Campeonato Brasileiro da Série A no ano passado e acabou rebaixado, sendo o lanterna. A equipe foi apenas a sexta no Paranaense, mas esperar fazer um melhor papel na Série B.

Ponte Preta - A Ponte chegou a sonhar em voltar à elite do Brasileirão no ano passado, mas ficou apenas em quinto na Série B, deixando escapar o acesso. No Paulista, não chegou ao mata-mata mesmo tendo uma das melhores campanhas, pois ficou no mesmo grupo de Red Bull e Santos.

São Bento - Apesar da ascensão e do bom trabalho realizado nos últimos anos, o São Bento talvez seja a equipe que chega em pior momento para esta Série B, já que foi rebaixada no Campeonato Paulista. Para um melhor papel, houve troca de Comissão Técnica e em peças do elenco.

Sport - Um dos times nordestinos com melhores desempenhos em nível nacional, o Sport não era um dos cotados ao rebaixamento no ano passado. Porém, aconteceu. O Leão da Ilha do Retiro entra como um dos favoritos nesta Série B, ainda mais depois da conquista do Pernambucano.

Vila Nova - Depois de ter feito uma Série B de 2018 regular, ficando em sétimo lugar, o Vila Nova espera melhor o seu desempenho e brigar pelo acesso e, assim voltar a jogar a elite do futebol brasileiro, o que não acontece a décadas. No Goiano, o time foi semifinalista.

Vitória - O Vitória não vive boa fase e agora conta com a volta de Paulo Carneiro à presidência do clube. O Leão foi rebaixado no Brasileirão do ano passado e no Campeonato Baiano deste ano não conseguiu chegar nem na final.

Confira aqui a tabela da competição e aqui o regulamento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações