Raphael Claus será o primeiro a conduzir um jogo com VAR no Paulistão

Com informações do site oficial da CBF
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Raphael Claus será o árbitro do primeiro jogo com VAR válido pelo Campeonato Paulista

Novorizontino e Palmeiras fazem a primeira partida oficial com a utilização do VAR da história do futebol paulista. Raphael Claus será o responsável por conduzir o jogo que terá o auxílio do árbitro de vídeo. O confronto acontece no sábado, dia 23, às 17 horas, no estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.

O VAR será utilizado em todos os jogos a partir das quartas de final do Paulistão. “É muito importante essa conscientização porque quem vê de fora, pode ter outra ideia de quando se vê na prática. É importante que todos saibam que a gente não tem o objetivo de atrapalhar a dinâmica do jogo, porém se há um potencial equívoco, um erro claro e óbvio, a gente tem que prezar pela qualidade e não pela velocidade”, explicou Raphael Claus.

Durante o Conselho Técnico, os dirigentes dos clubes puderam vivenciar a mecânica de utilização do VAR. “Todos nós fazemos parte do mesmo produto, seja dirigentes, jogadores e árbitros, então acho que quando todos têm o mesmo pensamento e tem ciência de tudo que está acontecendo é melhor para o futebol”, finalizou Claus.

Quando o VAR entra em cena? - O VAR será introduzido a partir das quartas de final do Paulistão e a sua utilização tem o objetivo de minimizar o erro e maximizar o benefício, agindo em casos de “erro claro e óbvio” ou “incidente grave não percebido”.

O uso da tecnologia só será permitido em quatro situações: Gol/não gol; pênalti/não pênalti; cartão vermelho direto; erro de identificação na aplicação de cartões. As regras são definidas pela IFAB (International Football Association Board) e pela FIFA, não podendo sofrer alterações.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações