Luca – O personagem boleiro que comemorou gol em um jogo real

Por Lucas Paes

Luca (Mário Gomes) ao lado de Casagrande, nas filmagens de Vereda Tropical

A teledramaturgia brasileira já teve alguns personagens jogadores de futebol. Recentemente, o mais notável deles foi Jorge Tufão (Murilo Benicio), do enorme sucesso Avenida Brasil, que inclusive era um “protagonista” da trama. Em 1985, a novela Vereda Tropical também fez sucesso e tinha um personagem jogador de futebol, que causou uma situação no mínimo inusitada em um jogo do Corinthians: Luca, interpretado por Mário Gomes. 

Na novela, Luca é filho de Bina (Georgia Gomide), irmão de Marco (Paulo Betti), Angelina (Angelina Muniz e Francesco (Paulo Betti) é um personagem agitado, inquieto e que arruma muitas confusões, o que inclusive na trama complica sua carreira de boleiro. Mas é querido pela vizinhança e pela família, além de ser namoradeiro. O personagem também é centro de um drama amoroso entre Silvana (Lúcélia Santos) e Verônica (Maria Zilda).

Contracenando com Nuno Leal Maia

Porém, a novela foi protagonista de um episódio no mínimo interessante. Na cena da trama, Luca acaba negociado com o Corinthians e vai jogar com Casagrande na equipe da capital. Em uma das cenas, ele marca um gol no Morumbi, que foi gravado em um treino do Timão no local e depois encaixado numa cena que gerou uma bela confusão. Tudo porque combinaram que o ator apareceria vestido de jogador do Corinthians com o Timão, o Vasco, com todo mundo, em um jogo real do Brasileirão de 1985, só esqueceram de avisar o árbitro José de Assis Aragão, sim o mesmo do gol de juiz. 

Quando Chulapa marcou para o Alvinegro do Parque São Jorge naquele dia, Mário Gomes invadiu o campo vestido como Luca para abraçar o jogador e gravar a cena da celebração. Mas Aragão, sem entender bem o que acontecia, acabou expulsando o ator e por ser um elemento estranho em campo e punindo também Serginho Chulapa. Posteriormente, porém, Mário pediu desculpas pelo ocorrido. Aragão contou que apenas seguiu a orientação, já que não sabia dos planos da Globo. Outra curiosidade da situação do gol de Luca é que Mario Gomes é vascaíno, fazendo portanto o gol contra seu próprio time.

 Cenas do jogo onde Luca comemorou gol

Vereda Tropical era um sucesso tão grande na época que o nome de Luca acabou gritado pela torcida corintiana no Morumbi. Mário desceu de helicóptero ao chegar no Morumbi e a cena causou euforia no público paulistano. O ator descreve também que a lesão que Luca sofre no joelho na trama, que o faria parar de jogar, foi uma cena que o fez chorar de verdade devido a carga emocional envolvida. 

O fato é que, se pela presença de Luca ou não, Vereda Tropical foi um dos maiores sucessos entre novelas brasileiras. Assim como a recente Avenida Brasil, que também tinha história com o futebol na trama. O esporte bretão, tão popular e culturalmente enraizado nas estranhas mais profundas do brasileiro não poderia ficar de fora de outro aspecto cultural brasileiro que são as novelas, mesmo que ele cause problemas para jogos reais do esporte, ás vezes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações