Coutinho - Um gênio que vai deixar saudade!

Por Victor de Andrade
Foto: arquivo Santos FC

Luto! Coutinho, um gênio do futebol, nos deixou

Na noite desta segunda-feira, dia 11 de março, o mundo do futebol foi surpreendido com a notícia de que Antônio Wilson Vieira Honório, o grande centroavante Coutinho, faleceu. Ele, que estava com 75 anos foi um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro, ídolo do Santos FC e, reconhecidamente, o maior parceiro de Pelé dentro das quatro linhas.

Coutinho nasceu em Piracicaba, no dia 11 de junho de 1943. Ele estreou no Santos em 1958, quando tinha apenas 14 anos. É até hoje o atleta mais jovem a atuar pelo time profissional do Peixe.. Ele defendeu o time até 1967 e depois entre 1969 e 1970.

No Santos, ele fez parte do time que conquistou o mundo, formando a famosa linha de ataque com Dorval, Mengálvio, Pelé e Pepe. Foi campeão paulista em 1960, 1961, 1962, 1964, 1965 e 1967, venceu cinco vezes a Taça Brasil, de 1961 a 1965, as Libertadores e os Mundiais de Clubes de 1962 e 1963, alem de diversos torneios mundo afora.

Pela Seleção Brasileira fez 15 jogos e marcou seis gols, além de ter sido campeão na Copa do Mundo de 1962, apesar de não ter entrado em campo. Além do Santos, ele defendeu o Vitória, Portuguesa, Club Atlas, do México, Bangu e o Saad de São Caetano, onde encerrou a carreira em 1973.

Coutinho também teve uma carreira como treinador, com passagens pelo Santos, na base, onde conquistou o Paulista Sub-17 de 1994, e profissional, Valeridoce, Comercial de Ribeirão Preto, Aquidauana, Santo André, São Caetano, Bonsucesso e seu último clube foi o Jabaquara, quando o mesmo era gerido por uma empresa de Pelé.

Coutinho tinha diabetes, doença que levou à amputação de três dedos do pé esquerdo, e em janeiro foi internado em Santos com uma pneumonia. O Curioso do Futebol muita força aos familiares, amigos e fãs deste gênio da área.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações