Conselho da FIFA aprova novo modelo do Mundial de Clubes

Com informações da FIFA
Foto: Michael Regan/Getty Images.com/FIFA

Real Madrid é o atual tricampeão mundial de clubes

O Conselho da FIFA, que está sendo realizado em Miami, aprovou nesta sexta-feira, dia 15, o estabelecimento de uma nova competição de clubes: uma renovada Copa do Mundo de Clubes da FIFA, cuja edição piloto será realizada em junho e julho de 2021. Houve 25 votos a favor e sete contra a proposta.

A renovada Copa do Mundo de Clubes da FIFA será disputada durante o calendário internacional de jogos que corresponde à Copa das Confederações da FIFA. Na edição piloto de 2021, as 24 equipes serão divididas em oito grupos de três equipes cada, com os vencedores do grupo se classificando para as quartas-de-final em um formato eliminatório.

Detalhes adicionais - como o cronograma de jogos proposto e a alocação de vagas para representantes de cada confederação - serão discutidos mais a fundo e decididos em um estágio posterior.

A decisão de reformular a Copa do Mundo de Clubes da FIFA ocorre após um processo de consulta que começou em 2016 e envolveu o Conselho da FIFA, o Comitê de Stakeholders de Futebol, o Comitê Organizador de Competições da FIFA, as federações nos Jogos de Futebol Executivos e discussões com as partes interessadas do futebol profissional.

O processo de consulta culminou no trabalho de uma força-tarefa dedicada formada pela FIFA e pelas seis confederações. A força-tarefa realizou quatro reuniões entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019 e, antes da reunião do Conselho da FIFA em Miami, forneceu aos membros do órgão de decisão da FIFA um relatório detalhado sobre os elementos técnicos e esportivos vinculados à organização de uma reformulação da FIFA. Copa do Mundo de Clubes. O assunto também esteve no centro do diálogo construtivo entre a FIFA e a UEFA, que continuará ao longo dos próximos meses.

A força-tarefa também foi solicitada a examinar as várias possibilidades em torno da introdução de uma Liga Mundial das Nações. A esse respeito, a avaliação da força-tarefa é que ainda há mais trabalho a ser feito antes que possa chegar a conclusões e, potencialmente, formular propostas concretas.

Portanto, o Conselho da FIFA concordou em estender o mandato da Força-Tarefa da FIFA para Competições Futuras para continuar explorando a ideia de uma Liga Mundial das Nações, sem que nenhum cronograma específico tenha sido definido nesta fase.

Europa - A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou por meio de carta para a Fifa que vai boicotar o novo Mundial de Clubes. A associação enviou uma carta para a Fifa na qual detalha os motivos para rejeitar o novo torneio.

A carta foi divulgada inicialmente pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung e está assinada por representantes de 15 dos maiores clubes da Europa, incluindo Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações