As ligações das torcidas de Futebol e o Carnaval paulistano só crescem

Por Lula Terras
Foto: Reprodução Rede Globo

Carro abre-alas da Mancha Verde, a vencedora do Carnaval paulistano de 2019

Terminada mais uma edição do Desfile das Escolas de Samba, de São Paulo, o título, inédito foi para a Mancha Verde, ligada a uma torcida organizada do Palmeiras, apoiada pela Crefisa, que também patrocina o clube. O resultado traz de volta a discussão sobre ser positivo ou não a iniciativa das torcidas organizadas, se tornarem, também, em escolas de samba e sobre o risco que isso pode acarretar. 

Para reforçar a tese, tivemos a Dragões do Tricolor, ligada ao São Paulo, em 2º. Lugar, e o rebaixamento de uma das mais premiadas agremiações carnavalescas paulistana, no caso, a Vai Vai, Com isso, a agremiação, que é a mais vitoriosa do Carnaval de São Paulo, com 15 títulos conquistados, em 89 anos de história, irá disputar em 2020, no Grupo de Acesso,situação muito triste para integrantes e simpatizantes da Escola que fica no bairro do Bexiga, em São Paulo. 

Em 2017, coloquei essa preocupação no site O Curioso do Futebol, sob o título: “Carnaval e Futebol – Duas paixões que podem fazer uma mistura perigosa”. Naquela oportunidade foi colocado o risco do enfraquecimento de agremiações tradicionais do Carnaval, que teria que dividir a preferência dos foliões, com os grandes clubes de futebol. 

Outra preocupação colocada é o risco da violência, que já vitimou inúmeros torcedores de futebol, se torne presente, também no Carnaval. Felizmente, por enquanto, ainda não se tem registro de qualquer confronto entre integrantes dessas escolas de samba. Para que continue assim, devemos cobrar das autoridades, dirigentes, medidas preventivas, e dos integrantes, que haja com civilidade, para não estragar o carnaval dos outros. 

Uma vez que essa ligação está presente e dificilmente deixará de existir, vamos torcer para que, as paixões clubisticas no carnaval se limitem a atingir o objetivo para a qual foram criadas, promover divertimento e lazer para seus integrantes. Que sejam competitivos, mas com respeito ao espaço dos demais concorrentes, enfim que entendam que, o Carnaval é para todos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações