A espetacular trajetória de Harlei no Goiás

Por Lucas Paes
Foto: divulgação Goiás EC

Harlei estreou no Goiás em 1999 e só deixou o clube quando encerrou a carreira, em 2014

O Goiás foi, durante boa parte da primeira metade dos anos 2000, um dos times mais complicados de se enfrentar no Brasil, principalmente atuando no Serra Dourada. No auge de suas atuações, o Esmeraldino foi terceiro colocado no Brasileirão de 2005, conseguindo vaga para a Libertadores de 2006. Entre 1999 e 2014, as metas goianas eram ocupadas pelo mesmo homem, que se tornaria quase uma entidade alviverde: o goleiro Harlei. 

Harlei, que nasceu em 30 de março de 1972, começou a carreira no Cruzeiro, passando depois por Comercial e Vila Nova. Em 1999, timidamente chega ao Goiás, para ser reserva do goleiro Márcio. Porém, ainda naquele ano, precisamente em 17 de Outubro, estreou na meta alviverde numa vitória por 3 a 0 diante do Santa Cruz, conquistando em pouco tempo a titularidade e iniciando uma carreira longa e gloriosa no esmeraldino. 

Aos poucos conquistou a confiança e o respeito do torcedor do Goiás, com boas atuações e grandes defesas. Depois do retorno a Série A, com o título da Série B de 2002, Harlei atuou diretamente no período mais longo do clube na Série A do Brasileirão. Em 2005, principalmente, fez parte da equipe que fez campanha espetacular naquele Brasileirão e que acabou por “revelar” Rodrigo Tabata para o Brasil todo. Acabou também fazendo parte do time que foi rebaixado, cinco anos depois, porém chegou a final da Sul-Americana, quase ganhando o maior título da história do clube. 

Em 2014, que seria seu último ano de carreira, o paredão esmeraldino ficou também como treinador interino durante algum período. Na última partida do Brasileirão daquele ano, em 5 de dezembro, contra a Chapecoense, fez seu último jogo pelo Goiás. Harlei totalizou 831 jogos com a camisa alviverde, um recorde absoluto de atuações. Em 15 anos pelo clube, foram dois títulos da Série B do Brasileirão, três Copas Centro-Oeste e sete títulos goianos. Ele já fez parte da diretoria Alviverde.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações