Santos vencendo o Hexagonal do Chile em 1965

Com informações do Centro de Memória e Estatística do Santos FC
Foto: arquivo Estadio MR

Foi um dos vários títulos do Santos FC em torneios internacionais

Em 2 de fevereiro de l965, uma terça-feira à noite, o Santos Futebol Clube se sagrava Campeão do Torneio Hexagonal do Chile, ao vencer por 3 a 0 a Universidad do Chile, no Estádio Nacional de Santiago, com gols de Dorval, Pelé e Zito.

O time campeão do torneio jogou assim, escalado pelo técnico Lula: Laércio, Lima, Joel Camargo e Geraldino; Haroldo e Zito; Dorval (Peixinho), Mengálvio, Toninho, Pelé e Pepe (Ismael). Era um time que encantava o mundo com sua genialidade.

Para chegar a este importante título internacional o Santos venceu a Universidad Católica por 2 a 1, a Seleção da Tchecoslováquia por 6 a 4, o Colo-Colo por 3 a 2, perdeu para o River Plate por 3 a 2 e, por fim, venceu a Universidad do Chile, marcando no total 16 gols e sofrendo 10. Pelé, com seis, seguido de Dorval, com quatro, e Toninho Guerreiro, com três, foram os artilheiros santistas.

Um detalhe importante deste torneio é que o jogo contra a Seleção da Tchecoslováquia é, ainda hoje, considerado pelos cronistas chilenos como a melhor e mais espetacular partida de futebol já disputada no país. Após muitas alternativas, o jogo estava empatado em 4 a 4 aos 40 minutos do segundo, quando Pelé, em duas de suas jogadas inacreditáveis, marcou os dois últimos gols do espetáculo. No dia seguinte, um importante jornal chileno anunciava: “Em nenhum lugar do mundo se viu um futebol assim”.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações