Roberto Avallone, exclamação!

Roberto Avallone em ação no Redação SporTV (foto: reprodução SporTV)

A crônica esportiva brasileira perdeu um de seus grandes profissionais. Faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 25, Roberto Avallone, aos 72 anos, recém-completados, vítima de um em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. O cronista marcou época no impresso Jornal da Tarde e também no Mesa Redonda, programa da TV Gazeta, além de trabalhos em outros diversos veículos de comunicação.

Formado em Ciências Sociais pela PUC São Paulo, Roberto Avallone começou sua carreira no jornalismo nos anos 1960 na imprensa escrita, em jornais como o Jornal da Tarde, sempre cobrindo a área de esportes.

Começou a carreira no mundo esportivo em 1966. No mesmo ano foi para o jornal Última Hora, dirigido na época por Álvaro Paes Leme. Em 1967, foi para o Jornal da Tarde, onde ficou por 23 anos, doze deles como chefe de reportagem esportiva. Foi ainda no JT que obteve dois Prêmios Esso como chefe da equipe que fez a cobertura das Copas do Mundo de 1978, na Argentina, e de 1986, no México.

Em 1984, tornou-se o diretor de esportes da TV Gazeta de São Paulo e, a partir do ano seguinte, passou a apresentar o programa Mesa Redonda, sempre com muita irreverência. Com matérias investigativas, reportagens, entrevistas e polêmicas, muitas vezes o programa foi líder de audiência, o que começou a chamar a atenção de outras emissoras para esse tipo de atração em suas grades. Cobriu mais outras quatro Copas do Mundo.

Desligou-se da emissora em 2003, quando se mudou para a RedeTV!, onde fez o RedeTV! Esporte e o Bola na Rede, até sair, em 2005. Nesse mesmo ano, foi contratado pela Rede Bandeirantes de Televisão. Entre 2005 e meados de 2007, esteve apresentando os programas Esporte Total e Esporte Interativo, além de participar do Jornal da Band.

Também trabalhou nas rádios Eldorado, Jovem Pan, Globo, Bandeirantes, Capital, Record e BandNews FM. Apresentou o programa No Pique, na CNT, de 2009 até 2012. Mantinha um blog em parceria com o Universo Online. Em 2015, foi contratado pelo SporTV, para debater semanalmente no Redação SporTV.

Avallone criou bordões em que geralmente pronunciava a pontuação contida na frase — por exemplo, ao apresentar um belo gol, exclamava "Que golaço, exclamação" ou, ao fazer uma pergunta, dizia "O que será do Corinthians, interrogação". Também usava o bordão "no pique" quando dava alguma informação rápida. Avallone também escreveu o livro As Incríveis Histórias do Futebol, pela Editora Tipo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações