O primeiro jogo de Pelé fora do Estado de São Paulo

Com informações do Centro de Memória e Estatísticas do Santos FC
Foto: arquivo Santos FC

Foi em Santa Catarina o primeiro jogo de Pelé fora do estado de São Paulo

Joinville, no Norte de Santa Catarina, a 180 quilômetros da capital Florianópolis, foi a cidade brasileira que viu o Pelé jogar a sua primeira partida interestadual com a camisa do Santos Futebol Clube. Tal fato se deu em 17 de fevereiro de 1957, um domingo, no Estádio Edgar Schneider. Naquele dia, o Santos goleou o América local por 5 a 0.

O curioso é que Pelé, que se tornaria o maior artilheiro de todos os tempos, não marcou nenhum gol nessa partida, enquanto um desconhecido, Zinho, fez dois gols da goleada, completada por mais dois gols de Dorval e um de Jair Rosa Pinto.

Nessa que foi a quinta partida de Pelé na equipe principal do Santos o técnico Lula escalou o time com Manga, Ivan, Wilson (depois Hélvio), Cássio (Zezinho) e Fioti; Urubatão e Jair Rosa Pinto; Alfredinho (Raimundinho), Pelé, Zinho e Dorval.

Todos os jogos interestaduais do Rei - Das 1.116 partidas que disputou pelo Alvinegro da Vila Belmiro, Pelé fez 763 delas em território brasileiro, nas quais marcou 727 gols. Setenta e sete por cento dos jogos, ou 567 deles, foram realizados em São Paulo. Os outros Estados em que o Rei se exibiu foram:

2 – Rio de Janeiro, 55 partidas.
3 – Minas Gerais, 28.
4 – Rio Grande do Sul, 22.
5 – Pernambuco, 16.
6 – Bahia, 16.
7 – Paraná, 15.
8 – Ceará, 8.
9 – Goiás, 6.
10 – Sergipe, 5.
11 – Amazonas e Santa Catarina, 4.
13 – Rio Grande do Norte, 3.
14 – Alagoas, Brasília, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraíba, 2.
20 – Espírito Santos e Mato Grosso, 1.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações