Oscar na Ponte Preta

Com informações do site oficial da Ponte Preta


José Oscar Bernardi foi um dos ídolos pontepretanos do grande time que a Macaca teve nos anos 70. Nascido em Monte Sião no dia 20 de junho de 1954, chegou à Ponte Preta em 1973 e fez história com a camisa alvinegra e, também, com a amarelinha da Seleção Brasileira.

Como zagueiro, Oscar misturava técnica com raça. Para destruir um ataque do adversário, ele podia usar um chutão ou sair com as bolas nos pés mostrando habilidade. A bola aérea era seu ponto forte, tanto para defender quanto para atacar, não sendo raros seus gols em cruzamentos. Com esse potencial, Oscar conquistou vagas na Seleção desde cedo e foi campeão sul-americano juvenil em 1974. Era apenas o início da vitoriosa carreira de Oscar no futebol.

Em 1977 Oscar fez dupla de zaga com Polozzi. As atuações da dupla atiçaram o desejo dos times rivais, interessados em contar com os jogadores em seus elencos. No mesmo ano, o zagueiro foi convocado pela primeira vez para a Seleção, mas só veio a jogar com a amarelinha no ano seguinte. Oscar ficou na Ponte até 1979, quando se transferiu para o São Paulo, onde conquistaria três vezes o Campeonato Paulista e um Brasileiro.

Junto com o goleiro Carlos

Em 1982, ele disputou a Copa do Mundo da Espanha como capitão do time comandado por Telê Santana, considerado uma das melhores equipes da história do futebol brasileiro. Foi dele o cabeceio daquela bola alçada aos 43 minutos do segundo tempo e defendida por Dino Zoff, a última chance do Brasil na derrota por 3 a 2 contra a Itália. Em 1986 voltou a defender o Brasil na Copa, mas ficou como opção do mesmo Telê no banco de reservas.

Hoje em dia, Oscar segue a vida como empresário. Dono do hotel e centro de treinamentos Oscar Inn, em Águas de Lindóia, e também de um shopping em Serra Negra, Oscar foi o idealizador do Brasilis, time das divisões inferiores do futebol paulista. A presidência do clube é de seu filho, já que, como é “Agente Fifa”, Oscar não pode assumir cargos em clubes de futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações