Primeira fase do Cariocão 2019 começa neste sábado

Por Victor de Andrade


A temporada de 2019 do futebol no Rio de Janeiro tem início neste sábado, dia 22 de janeiro de 2018, três dias antes do Natal. Vai começar a primeira fase do Campeonato do Carioca do próximo ano. São seis equipes lutando por duas vagas na etapa principal da competição, que vai contar com os grandes do estado, e ainda fugindo do crucial Grupo X, a chave da morte, que vai apontar os dois rebaixados para a Série B1.

As seis equipes do Grupo A da competição, que são as duas piores da etapa principal de 2018, mais as duas que escaparam do rebaixamento no Grupo X do ano passado e também as duas equipes vindas da Série B1, jogaram entre si em turno único, entre 22 de dezembro e 13 de janeiro. Os dois times melhores colocados vão para fase principal e as quatro restantes iniciam a luta contra o rebaixamento. O detalhe é que as duas equipes que caírem jogam a B1 ainda em 2019. Confira as equipes participantes:

AMERICA

Depois de ter sido rebaixado no Grupo X de 2018, o America surgiu como uma fênix na B1 do mesmo ano e conseguiu o acesso com o título da competição. O clube manteve boa parte do time campeão e ainda trouxe alguns reforços. A diretoria do Sangue ainda está na luta para liberar o Guillite Coutinho, que está interditado.

AMERICANO

Depois de alguns anos amargurando na divisão de acesso, o Americano, que está construindo o seu novo estádio, teve um belo 2018. Além do acesso da B1 para a elite, com o vice-campeonato, o Cano conquistou a Copa Rio. Por causa das obras de sua nova casa, que ainda não terminaram, o time de Campos vai mandar suas partidas em Cardoso Moreira.

GOYTACAZ

Campeão da B1 em 2017, o Goytacaz não teve muito o que comemorar no ano passado, tendo jogado o Grupo X e escapado do rebaixamento. Para 2019, o clube quer fazer diferente e buscar uma das duas vagas na fase principal do Carioca e afastando o fantasma da queda logo de cara. Vale ressaltar que haverá um Goytacano, o clássico de Campos, entre Goytacaz e Americano, na elite estadual, mesmo sendo nessa fase preliminar, o que não acontecia desde de 1992.

MACAÉ

O Macaé volta a viver o que já aconteceu na temporada anterior: jogar a fase inicial. No ano passado, o Alvianil até conseguiu passar para a fase principal e fez pontos suficientes para não jogar a primeira etapa em 2019, mas a escalação de Lucas Gabriel, de forma irregular, fez com que a equipe perdesse 24 pontos e tivesse que iniciar os jogos do próximo ano ainda em 2018. O clube espera que nesta temporada não haja problemas de inscrição.

NOVA IGUAÇU

O Laranjinha da Baixada Fluminense foi, dentro de campo, o pior entre as 12 equipes que jogaram a fase principal do Carioca de 2018, ficando à frente apenas do Macaé, que perdeu pontos no TJD, e, por isto, vai jogar a primeira etapa nesta temporada. O Nova Iguaçu fez uma forte preparação para não ter que jogar o grupo da morte e, novamente, encarar os grandes na próxima etapa.

RESENDE

No Carioca de 2018, o Resende esteve na mesma posição da competição que se inicia neste sábado: jogando o grupo preliminar. Na temporada anterior, a situação não foi das melhores, já que o time acabou indo para o Grupo X, mas escapou do rebaixamento, se dando ao luxo de até perder na última rodada. Porém, o Gigante do Vale quer melhorar o retrospecto em 2019 e ir para a fase principal e enfrentar as grandes equipes do estado.

Confira aqui a tabela da primeira etapa da competição e aqui o regulamento de todo o Campeonato Carioca de 2019.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações