Novo recorde de participantes na Copa São Paulo

Por Lula Terras
Foto: divulgação Flamengo

O Flamengo foi o campeão da última edição da Copa São Paulo de Juniores

Está marcada para o dia 2 de janeiro a 1ª Rodada da 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, ainda considerada a maior competição, entre as categorias de base do País, neste caso, envolvendo atletas com idade até 20 anos. Também conhecida por Copinha, a competição serve de vitrine para empresários e equipes interessadas em reforçar o elenco para a temporada. 

Para se ter um exemplo, a Copinha revelou grandes atletas para o futebol brasileiro e também, internacional, caso de Neymar e Robinho, pelo Santos; Kaká, Rogério Ceni, pelo São Paulo, o falecido Dener, que foi campeão pela Portuguesa em 1971; Paulo Roberto Falcão, no Inter de Porto Alegre; Raí, no Botafogo de Ribeirão Preto; Vagner Love, no Palmeiras; Toninho Cerezzo, no Atlético Mineiro, e muitos outros. 

Essa fama acabou, também por gerar um tipo de problema que é o verdadeiro inchaço de clubes participantes, a ponto de, a cada ano, o recorde de participantes é batido. Nesta edição estão inscritos 128 times, de todos os estados brasileiros, muitos dos quais pertencem à empresários, que buscam fechar bons negócios, sem ter que dividir o lucro. 

Isso trás à lembrança o que aconteceu em 2001, quando o título ficou com o Roma/Barueri, que bateu na final, o São Paulo, na disputa dos pênaltis, por 6 x 5, depois de empate no tempo regulamentar, por 4 a 4, consagrando-se como a maior surpresa de todos os tempos, nesta competição. O Roma/Barueri nasceu da junção de duas vontades; a da Prefeitura de Barueri, que queria investir no futebol e contou com a disposição e o dinheiro do empresário João Wilson Antonini, dono da empresa Roma Incorporadora. Depois da conquista do título, até que tentaram dar sequência do time na cidade, mas por falta de um acerto entre a Prefeitura e o empresário, o clube acabou por se transferir para a cidade de Apucarana, no Paraná, onde a última informação que temos é que em 2013 caiu para a 3ª Divisão do futebol paranaense. 

A título de informação, a 50ª Edição da Copinha terá a participação de 128 equipes, divididas em 32 grupos, com quatro equipes cada, que jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a 2ª fase, os dois melhores colocados de cada grupo. A partir daí, até a grande final, os jogos serão em eliminatórias simples. Portanto, aguardemos esta overdose de futebol, já no início da temporada de 2019. Concluindo, vamos torcer para o surgimento de novos craques, para nos dar grandes alegrias neste esporte, que ainda é a paixão do brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações