O Vasco campeão brasileiro de 1989

Com informações do site oficial do Vasco da Gama
Foto: arquivo Vasco da Gama

O time que derrotou o São Paulo na final do Brasileirão de 1989

No dia 16 de dezembro de 1989, Sorato aproveitava cruzamento preciso do lateral Luiz Carlos Winck para desferir uma cabeçada perfeita, estufando as redes do Morumbi. O gol do ex-atacante, e agora técnico da equipe sub-20 vascaína, garantiria o segundo título brasileiro do Vasco da Gama. Mesmo enfrentando o São Paulo fora de casa, com o estádio lotado, o Gigante da Colina mostrou porque era o melhor time do torneio e, apesar de precisar apenas do empate, confirmou a vitória na final, por 1 a 0.

Liderados por Bebeto, o elenco vascaíno daquela temporada era repleto de estrelas. Além do atacante baiano, que deixou a Gávea para brilhar em São Januário, outros jogadores como Acácio, Mazinho, Quiñonez, Zé do Carmo, Bismark e William agregavam a qualidade necessária para o título. O campeonato de 1989 foi disputado por 22 clubes, divididos em dois grupos de 11. Após ficar na segunda colocação do grupo B, o Vasco se classificou para a segunda fase, ao lado de outras 15 equipes, divididas em outros dois grupos.

Na segunda fase, se classificava apenas o primeiro colocado de seu respectivo grupo, que posteriormente disputaria a grande final. Com 24 pontos, o Gigante da Colina foi o que mais pontuou ao longo do torneio, o que lhe rendeu a vantagem do empate, além de eliminar a necessidade de um segundo confronto, caso vencesse o primeiro, no duelo contra o São Paulo, que foi o campeão do grupo A.

Com uma campanha quase perfeita fora de casa, os próprios atletas optaram por jogar a primeira partida no Morumbi. E deu certo, com grande atuação de Acácio, Mazinho e Bebeto, além da estrela de Sorato, então com 20 anos, o Vasco confirmou a expectativa criada em torno do elenco montado e conquistou um título mais que merecido, o segundo campeonato brasileiro de sua história.

O Vasco venceu o São Paulo por 1 a 0 com a seguinte escalação: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro e Bismarck; William, Bebeto e Sorato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Estou fazendo um ranking. Preciso decidir os melhores de cada ano. Estou em dúvidas sobre 1989

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações