O último jogo de Zito pelo Santos FC

Com informações do site oficial do Santos FC
Foto: arquivo Santos FC

Zito se despediu do Santos FC marcando um gol em jogo realizado no Ceará

O grande esquadrão do Santos FC na década de 60 rodava o Brasil e o mundo fazendo amistosos, levando grandes públicos aos estádios, com o torcedor querendo ver o grande ídolo do futebol mundial: Pelé. No dia 7 de novembro de 1967, aparentemente, o Peixe fazia mais um destes amistosos, contra o combinado Fortaleza / Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense. Porém, este jogo marcou o último jogo do eterno capitão do Alvinegro Praiano: Zito.

O jogo acabou sendo fácil para o Santos, que ganhou pelo placar de 5 a 0, mas o mais interessante é que Zito, que até marcava seus gols, mas não era tão constante em balançar as redes, fez um dos gols do Peixe no jogo. Os outros tentos foram marcados por Silva (2), Pelé e Coutinho.

Na despedida de Zito, o Peixe formou com Laércio, Carlos Alberto (Turcão), Joel Camargo (Oswaldo), Orlando e Geraldino; Lima e Zito (Negreiros); Orlandinho (Abel), Silva (Coutinho), Pelé e Edu. O técnico era Antônio Fernandes, o Antoninho.

Em sua homenagem o brilhante jornalista De Vaney, um dos maiores setoristas do Peixe na época, escreveu: “Não houve antes de Zito, não existe depois dele. Não existe agora e ninguém sabe quando aparecerá um estimulador de time, um transmissor de ânimo, um orientador tão hábil e tão enérgico, um comunicador de tão absoluto equilíbrio”.

Zito estreou no Alvinegro no dia 29 de junho de 1952, na vitória frente ao Madureira na Vila Belmiro, em partida amistosa vencida por 3 a 1 com gols de Hugo (2) e Tite. Durante os anos de 1952 a 1967 defendeu o time praiano em 727 partidas, marcando 57 gols. Nesse período jogou pela Seleção Brasileira em 51 oportunidades, marcando três gols e se sagrou bicampeão mundial em 1958 e 1962. Zito nasceu em Roseira no dia 08 de agosto de 1932 e faleceu em Santos no dia 14 de junho de 2015. Em sua homenagem foi erguida uma estátua, em frente ao Estádio Urbano Caldeira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações