quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Croinha - O grande artilheiro da história do Fortaleza

Por Victor de Andrade


O Fortaleza Esporte Clube está comemorando o centenário de sua fundação neste 18 de outubro. Entre belas histórias, conquistas e glórias, o Tricolor de Aço tem sua marca fincada na história do futebol brasileiro. Para comemorar a data, relembramos do maior artilheiro da história do clube: Croinha, que defendeu as cores do Fortaleza entre 1965 e 1972.

Nascido em Recife, no dia 21 de agosto de 1940, Edson José de Souza começou a jogar profissionalmente no Maranhão AC, no início da década de 60. Logo de cara, o atacante mostrou que tinha muito faro de gol e chamou a atenção de vários clubes do Nordeste. Após brilhar no futebol maranhense, Croinha deixou o clube que o revelou em 1965 e aceitou a proposta do Fortaleza.

No Tricolor de Aço, logo mostrou que poderia se tornar um dos grandes ídolos da história do clube. Seus gols ajudaram o Fortaleza vencer três vezes o estadual (1965, 1967 e 1969), ser vice-campeão da Taça Brasil de 1968 e conquistar o título da prestigiada Taça Norte-Nordeste de 1970.

Mas sua marca não foi apenas nos títulos. Nos anos em que jogou pelo Fortaleza, entre 1965 e 1972, Croinha marcou 138 gols. Ninguém, até hoje, fez mais gols com a camisa do Tricolor de Aço do que ele. É o maior artilheiro da história do Fortaleza!

Em 1972, já com 32 anos, o que na época já era chamado de jogador veterano, Croinha deixou o Fortaleza. No ano seguinte, defendeu o Tiradentes, também de Fortaleza, e encerrou a carreira no fim de 1973. Porém, Croinha ficou marcado para sempre na história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Instagram

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações