Zaluar, a primeira "vítima" de Pelé

Por Victor de Andrade

Zaluar, na trave onde tomou o gol de Pelé: a primeira "vítima" do Rei

Santo André, 7 de setembro de 1956. O Santos FC fazia um amistoso contra o Corinthians local. Com o Peixe fazia uma partida tranquila, caminhando para uma grande goleada. Com isto, o técnico Lula resolveu colocar alguns jovens para testar, entre eles Pelé, com 15 anos, que entrou e quando o placar já apontava 5 a 0 para o Alvinegro Praiano, o então garoto que depois iria se transformar em Rei, marcou mais um para o time visitante.

Eram 36 minutos do segundo tempo. O zagueiro santista Hélvio disputou um lance pelo alto e a bola sobrou na altura do meio-campo para Pelé. O adolescente dominou a pelota, arrancou, passou pelo volante Schank, driblou mais um marcador, invadiu a área e tocou a bola por baixo das pernas do goleiro.

O cartão que era entregue por Zaluar

Tomar um gol sempre é um motivo de tristeza para o goleiro, mas aquele tento, especificamente, não. Zaluar, arqueiro do Corinthians de Santo André, que entrou no decorrer da partida, substituindo Antoninho, foi vazado e, depois, acabou gostando daquele lance que balançou as redes na qual ele defendia. Ele se tornou a primeira "vítima" de Pelé no profissional.

Zaluar, assim como Andrada, que sofreu o gol 1000 do Rei, entrou para a história do futebol, mesmo não tendo uma carreira tão brilhante e longa. Logo quando percebeu que Pelé se tornaria um dos grandes do esporte, se aproveitou do fato de ter tomado o primeiro gol do gênio do esporte.

A camisa de Zaluar

O ex-goleiro soube utilizar o feito a ser favor. Após ter encerrado a carreira, continuou jogando pelo Aramaçan, de Santo André, estampando uma camisa com a frase "Zaluar, o goleiro que tomou o primeiro gol marcado por Pelé". Seu cartão de visitas também contava com a mesma frase e fazia questão de entregar a quem o procurasse.

Ele manteve isto até quando faleceu, em 1995. Porém, a memória do primeiro gol de Pelé em sua história, tendo Zaluar sido a "vítima", ficou para sempre na história do futebol mundial. Ah, vale lembrar que ele ainda tomou mais um gol naquela partida, que terminou com o placar de 7 a 1 para o Santos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações