O primeiro título europeu do FC do Porto

Por Lucas Paes
Fotos: Arquivo FC Porto

Os campeões europeus comemorando o título, com o troféu, logo após a decisão

Neste dia 28 de setembro faz aniversário um dos maiores clubes de futebol da Europa, completando 125 anos: o FC Porto. E para celebrar essa data, o Curioso do Futebol relembra a primeira vez em que o Dragão sobrevoou os céus europeus dominando o futebol do velho mundo. A primeira conquista portista na Liga dos Campeões, em 1987.

Chegando a competição como o campeão português, o Porto, além de um timaço, tinha a sorte de não ter os times ingleses naquela edição. Sem o forte Liverpool ou mesmo Everton e Arsenal, era um adversário complicado a menos. Mas ainda havia excelentes times numa Europa onde havia muito menos transferências.

O primeiro adversário dos lusos naquela edição foi o Rabat Ajax, de Malta, presa fácil, que levou 9 a 0 no primeiro jogo e 1 a 0 no segundo. O segundo adversário, vindo da Tchecoslováquia, prometia não ser presa tão fácil. O Vitkovice impôs a primeira derrota aos portistas, por 1 a 0, mas acabou derrotado por 3 a 0 no jogo de volta. A classificação para as quartas de final estava garantida. 

As quartas foram um duelo dificílimo contra o Brondby, da Dinamarca. Numa verdadeira batalha, Madjer fez o gol da vitória na ida, no Estádio das Antas. Na volta, Steffensen abriu o marcador para os dinarmaqueses, mas o ex-santista Juary empatou e colocou o Porto nas semifinais. Onde enfrentaria o Dinamo de Kiev, forte representante soviético, decidindo na gelada Kiev.

Nas antas, na ida, Futre e André deram vantagem boa aos portistas, dilacerada por Yakovenko. A volta, na casa do Dinamo, seria uma batalha. E em sua casa, os soviéticos tomaram um golpe com o gol de Celso no terceiro minuto do duelo. O Dinamo igualou com Mykhaylychenko, mas Gomes matou o jogo e deu a vaga na decisão para o Porto. Agora era a hora do Bayern, na decisão.

A volta olímpica da equipe

A final seria no Ernst Happel, em Viena. O adversário era o gigantesco Bayern, uma das maiores instituições do futebol mundial. Mesmo desfalcado, os bávaros pularam na frente com Kogl. Era só um susto, porque o roteiro para o vôo do Dragão seria lindo. 

O empate veio aos 32', após rápida jogada portista que terminou em um lindo gol de calcanhar de Madjer. Três minutos depois, bola cruzada da esquerda e Juary, primeiro brasileiro a fazer gol em finais de Liga dos Campeões. O gol do primeiro título europeu do Dragão.

Entre tantas páginas gloriosas da história do gigante azul e branco luso, o vôo de 1987 trouxe o nome do clube as páginas européias. E com a impar ligação com o Brasil continuará a alimentar a história do Porto.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações