Goiânia e Goianésia completam quarteto de acesso em Goiás

Com informações do site oficial da Federação Goiana de Futebol

A tradicional equipe do Goiânia volta à elite do futebol estadual (foto: divulgação/Goiânia EC)

O quarteto de acesso ao Goianão 2019 está completo. Goianésia e Goiânia se juntam a Crac e Novo Horizonte, que já tinham alcançado o acesso anteriormente, com os resultados deste domingo, dia 23 de setembro.

O triunfo do Goianésia por 1 a 0 em casa diante do Trindade sacramentou os acessos tanto do próprio Goianésia quanto do Goiânia, que precisava que o time trindadense não vencesse a partida. Assim, a equipe goianesiense, a exemplo do Crac, se ausenta do Goianão apenas neste ano de 2018, retornando de imediato ao mesmo em 2019, após o rebaixamento ano passado.

Já o Goiânia volta a integrar a divisão de elite do Campeonato Goiano, depois de longos 11 anos de ausência, tendo disputado seu último Goianão em 2007. Neste Século 21 será apenas a 6ª vez que o alvi-negro goianiense disputará o Goianão do qual já foi campeão 14 vezes, a última em 1974. 

Por outro lado, a vitória do América sobre a Jataiense por 2x0 fora de casa decreta o rebaixamento do Santa Helena, que folgou na rodada, sendo o primeiro dos dois rebaixados para a Terceira Divisão/2019.

O time helenista saiu desta Terceira Divisão em 2007 como campeão da mesma. No ano seguinte foi campeão novamente, desta feita da Divisão de Acesso, chegando ao Goianão em 2009, onde sagrou-se vice-campeão em 2010. No entanto, em 2011 veio o rebaixamento para a Divisão de Acesso, e agora, sete anos depois, amarga o rebaixamento para a Terceira Divisão.

América e Aseev irão brigar pela permanência na última rodada. O time de Morrinhos deixa a faixa do rebaixamento pela 1ª vez na competição com seu triunfo sobre a Jataiense combinado com o empate em 1x1 para Aseev x Novo Horizonte em Paraúna.

O América recebe o Goianésia só dependendo de sua vitória enquanto a Aseev terá que vencer o Goiânia fora de casa e torcer pela derrota do time americano. Empate entre América x Goianésia, salva a Aseev desde que esta vença o Goiânia por diferença mínima de 2 gols.

Na última rodada, Novo Horizonte, Goianésia e Goiânia decidem a condição de vice-campeão da competição, um aspecto simbólico e estatístico. Desta maneira, o Goianão 2019 tem neste domingo, dia 23 de setembro, seus doze participantes conhecidos: Goiás, Aparecidense, Vila Nova, Anapolina, Iporá, Grêmio Anápolis, Atlético, Itumbiara, Crac, Novo Horizonte, Goianésia e Goiânia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações