Começa nesta quarta feira a fase das semifinais da Série B1 do Campeonato Carioca

Por Diely Espíndola


Com um regulamento tão confuso quanto o da Série A da competição, a Série B1 do Campeonato Carioca foi um tanto difícil de ser compreendida por aqueles que a acompanham até aqui. O Curioso do Futebol detalha a seguir as etapas que levaram Audax, America, Americano e Sampaio Corrêa para as semifinais do Carioca. 

A competição foi dividida em dois turnos, a Taça Santos Dumont e a Taça Corcovado. Os semifinalistas seriam definidos de acordo com as seguintes predefinições: vencedor do primeiro turno, vencedor do segundo turno, e primeiro e segundo colocado na classificação geral da competição. Seguindo os moldes da zona de classificação para a Libertadores nom campeonato brasileiro, caso algum dos campeões de um ou dos dois turnos ficassem entre os dois primeiros na classificação geral, a vaga iria para o clube seguinte. 

A Taça Santos Dumont, primeiro turno da competição, foi vencida pelo Americano, que já garantia a vaga na semifinal geral. Ao iniciar o segundo turno, a Taça Corcovado, o Americano fazia uma excelente campanha, que o firmava na primeira colocação geral da competição. Então, o segundo critério de classificação para as semis, onde iriam o primeiro e segundo colocado geral, passou a dar a vaga ao segundo e terceiro, já que o primeiro colocado geral já havia garantido a classificação ao ser campeão do primeiro turno. Estes segundo e terceiro colocados eram America e Sampaio Correa, respectivamente. Ao terminar a fase de grupos do segundo turno, estes três já tinham a classificação para as semis gerais garantidas. A vaga restante ficaria para o campeão do segundo turno. 

No entanto, mais uma confusão. As semifinais do segundo turno foram disputadas por Audax x Americano, e Sampaio Correa x Bonsucesso, sendo este último o quinto colocado da classificação geral, empatado em pontos com o Audax, porém com uma vitória a menos. Dos quatro semifinalistas do segundo turno, dois já estavam classificados para as semifinais gerais, Americano e Sampaio. Sendo assim, a vaga restante seria de Audax ou Bonsucesso, que poderiam definir ainda na semifinal do returno, sem precisar esperar para conhecer o campeão, caso apenas um dos dois avançasse à final. E foi o que aconteceu. 

Em jogo único, se enfrentavam Audax x Americano, e Sampaio Correa x Bonsucesso. Se Audax e Bonsucesso vencessem, a final definiria o quarto semifinalista geral. Caso nenhum dos dois avançasse, o campeão seria o quarto colocado geral, já que, como já dito, Sampaio e Americano, já classificados, caso campeões do returno dariam à zona de classificação na tabela geral, mais uma vaga. E o quarto colocado ao fim da fase de grupos era o Audax, que poderia ser ultrapassado pelo Bonsucesso, caso este vencesse o Sampaio. 

Por fim, o resultado das semis do returno, foi de 2 a 0 para o Audax, e 0 a 0 entre Sampaio e Bonsucesso, que dava ao Sampaio a classificação para a final do returno, por vantagem de empate. Assim, o Audax se classificava para as semis gerais, antes mesmo do resultado da final. Caso o Sampaio fosse campeão, a classificação era sua pelo Sampaio, já classificado como terceiro colocado, abrir mais uma vaga na zona de classificação, que seria do Audax. E se o próprio Audax fosse o campeão, o que acabou sendo, garantiria assim a classificação. De um jeito ou de outro, Audax estava classificado. 

Finalmente, após este regulamento confuso, os semifinalistas gerais acabaram sendo definidos como: 

Americano (campeão do primeiro turno) x Audax (campeão do segundo turno) 
America (segundo colocado geral) x Sampaio Correa (terceiro colocado geral) 

Os jogos terão ida e volta, e acontecerão nos dias 19 e 22 de setembro. Confira aqui a tabela completa das semifinais da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações